
Gestão e Produção de Projetos de Arte
Código
722061090
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de projectos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos mesmos.
Pré-requisitos
Conteúdo
EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
a) Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?
b) Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
a) Primeiros passos do produtor/gestor
b) Mapas orçamentais e de planeamento
c) Apoios e patrocínios
d) Condições físicas dos espaços
e) Características das obras
PRODUÇÃO E MONTAGEM
a) Tipo de produção
b) Tipo da exposição
c) Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes e recepção das obras de arte, segurança e vigilância, manutenção
d) Catálogo: Fases de produção e intervenientes
e) Outros materiais a editar
f) Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e marketing
g) A imprensa campanha publicitária e press-release
h) Montagem
i) Inauguração
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
a) Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras
b) Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento da exposição
c) O arquivo do produtor/gestor.
Bibliografia
AA. VV., Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond, Art & Design Special Issue, 1997
AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993
BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven & London, 1999
BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002
BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997
BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999
CANNON-BROOKES, Peter. «Le transport des oeuvres dart : diversifier les stratégies», Museum International, vol. 47, nº 186, p. 55-59.
CRIMP, Douglas, The Art of Exhibition in On the Museums Ruin, Cambridge (Mass.), 1993
CRIMP, Douglas, This is not a Museum of Art in On the Museums Ruin, Cambridge (Mass.), 1993
DEAN, David, Museum Exhibition. Theory and Practice, London, Routledge, 2001
DUFFIN, Debbie, Organising Your Exhibition, Newcastle: AN Publications, 1991
EDSON, Gary (ed.), Museum Ethics, London/NY, Routledge, 1997
FERNÁNDEZ, Luis Alonso & Isabel García, Diseño de Exposiciones concepto, instalación y montaje, Arte y Música, Alianza Editorial, Madrid, 1999
GREENBERG, Rusa, FERGUSON Bruce, NAIRNE Sandy, Thinking about Exhibitions, London: Routledge, 1996
Método de ensino
Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.
Método de avaliação
A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas e do trabalho a entregar no final do semestre.