Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão e Produção de Projetos de Arte

Código

722061090

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de projectos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos mesmos.

Pré-requisitos

Conteúdo

EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
a) Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?
b) Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
a) Primeiros passos do produtor/gestor
b) Mapas orçamentais e de planeamento
c) Apoios e patrocínios
d) Condições físicas dos espaços
e) Características das obras
PRODUÇÃO E MONTAGEM
a) Tipo de produção
b) Tipo da exposição
c) Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes e recepção das obras de arte, segurança e vigilância, manutenção
d) Catálogo: Fases de produção e intervenientes
e) Outros materiais a editar
f) Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e marketing
g) A imprensa – campanha publicitária e press-release
h) Montagem
i) Inauguração
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
a) Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras
b) Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento da exposição
c) O “arquivo” do produtor/gestor.

Bibliografia

 AA. VV., “Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond”, Art & Design Special Issue, 1997
 AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993
 BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven & London, 1999
 BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002
 BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997
 BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999
 CANNON-BROOKES, Peter. «Le transport des oeuvres d’art : diversifier les stratégies», Museum International, vol. 47, nº 186, p. 55-59.
 CRIMP, Douglas, “The Art of Exhibition” in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993
 CRIMP, Douglas, “This is not a Museum of Art” in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993
 DEAN, David, Museum Exhibition. Theory and Practice, London, Routledge, 2001
 DUFFIN, Debbie, Organising Your Exhibition, Newcastle: AN Publications, 1991
 EDSON, Gary (ed.), Museum Ethics, London/NY, Routledge, 1997
 FERNÁNDEZ, Luis Alonso & Isabel García, Diseño de Exposiciones – concepto, instalación y montaje, Arte y Música, Alianza Editorial, Madrid, 1999
 GREENBERG, Rusa, FERGUSON Bruce, NAIRNE Sandy, Thinking about Exhibitions, London: Routledge, 1996

Método de ensino

Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.

Método de avaliação

A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas e do trabalho a entregar no final do semestre.

Cursos