
A modelação do espaço, a linguagem simbólica e a memória na arte Românica/The shaping of space, symbolic language and memory in Romanesque art - 2. semestre
Código
722061096
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Compreender a importância da arte românica no contexto cultural (artístico, filosófico, religioso), político, económico e social dos séculos XI a XIII;
Compreender o universo mental da simbólica românica, intimamente ligado à sociedade feudal das 3 Ordens, ao culto dos Santos e das relíquias;
Conhecer factos e casos de estudo, de vários contextos europeus, que permitam situar os parâmetros da evolução da arte românica na sua diversidade, da arquitectura à escultura, passando pelas manifestações da iluminura e da sumptuosidade litúrgica da ourivesaria;
Abordar de forma crítica e detalhada o românico em Portugal, da relação com os modelos transpirenaicos às suas singularidades;
Analisar criticamente a bibliografia fundamental do tema, incluindo alguns dos mais recentes contributos científicos nacionais e internacionais;
Abordar alguns recursos actuais no campo da investigação em história da arte, incluindo temas como estruturas funerárias, modelação do espaço, luz e cor.
Pré-requisitos
Conteúdo
1 O mundo rural/ fechado: as 3 ordens e o imaginário do feudalismo;
2 Monasticismo e teologia contemplativa:
2.1 O pensamento neoplatónico;
2.2 O papel difusor e normalizador dos beneditinos cluniacenses;
3 - Os caminhos de peregrinação e a arte Românica:
3.1 A génese francesa: do mosteiro à igreja de peregrinação;
3.2 A península ibérica;
3.3 Breve referência ao românico em Itália, na Suiça, Alemanha e Ilhas Britânicas;
4 A arte românica, o culto dos mortos e dos santos:
4.1 Os santos como entes vivos: o culto das relíquias e os espaços de culto da memória e do exemplo;
4.2 Da cidade dos mortos aos espaços de culto: galilés, panteões e outros espaços funerários privilegiados;
5 Arte românica em Portugal:
5.1 A arquitectura: estudos de casos e as questões do espaço, luz e cor;
5.2 A escultura ornamental, figurativa e simbólica e a sua relação com a liturgia e a arquitectura;
5.3 A iluminura e ourivesaria.
Bibliografia
- A.A.V.V. (2009), Siete maravillas del románico español, Aguilar de Campoo: Fund. Sª Mª la Real
- ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de (2001), Hist. Arte em Portugal. 1 O Românico, Lisboa: Presença
- BANGO TORVISO, Isidro (1992), El Románico en España, Madrid: Espasa-Calpe
- DAVY, Marie-Madeleine (1977), Initiation a la symbolique romane (XIIe siècle), Paris: Flammarion
- GRAF, Gerhard N. (1986-1987), Portugal Roman, Yonne: Zodiaque (2 vols)
- MONTEIRO, Manuel (1980), Dispersos, Braga: ASPA
- REAL, Manuel Luís (1982), O Românico Condal em S. Pedro de Rates e as transformações beneditinas do séc. XII, Póvoa de Varzim: CMPV
- REAL, Manuel Luís (1986), A Igreja de S. Pedro de Ferreira. Um invulgar exemplo de convergência artística, Paços de Ferreira: CMPF
- RODRIGUES, Jorge (2007), O Mundo Românico, Lisboa: Círculo de Leitores
- SCOBELTZINE, André (1973), LArt féodal et son enjeu social, Paris: Gallimard
- VERGNOLLE, Éliane (1994), lArt roman en France, Paris: Flammarion
Método de ensino
Os seminários serão teórico-práticos, contando com a análise e discussão de exemplos artísticos mostrados em aula e visitas de estudo relacionadas. Cada aluno elaborará o seu projecto pessoal de participação no seminário e o modelo de avaliação seleccionado, dentro dos parâmetros propostos.
Método de avaliação
A avaliação far-se-á através da elaboração de um trabalho/projecto de investigação específico sobre um tema proposto e aceite pelo docente (75%), com apresentação final e discussão em aula (25%).