
Incorporação Económica: Estratégias Locais e Transnacionais
Código
722081063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
A U.C. pretende contribuir para a que os alunos desenvolvam a capacidade de:
Refletir criticamente sobre a relação complexa e multidimensional entre migrações e desenvolvimento;
Identificar e discutir criticamente o impacto das migrações nas regiões de origem, de destino e de trânsito dos fluxos migratórios;
Reconhecer e discutir criticamente os principais temas, políticas e teorias no quadro da relação entre migrações e desenvolvimento;
Identificar temas e construir questões de investigação;
Transmitir conhecimento, de forma escrita e oral, de modo sintético, crítico e mobilizando informação empírica e teórica relevante;
Compreender a mais-valia e saber trabalhar em contexto interdisciplinar;
Aplicar o conhecimento científico a contextos não académicos, reforçando a capacidade de diálogo com decisores políticos, atores privados, etc.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. O desenvolvimento como processo multidimensional
2. As migrações e o desenvolvimento: debates e problematizações
3. Das orientações supra-nacionais às practicas locais: políticas públicas e actores institucionais
4. Impactos multi-situados das migrações no desenvolvimento: regiões de partida, de trânsito e de destino
5. Transnacionalismo e desenvolvimento
6. Indicadores de desenvolvimento: medidas síntese, limitações e potencialidades
Bibliografia
. Castles, S. e Delgado Wise, R. (orgs.) (2008) Migration and Development: Perspectives from the South, Geneva: OIM.
. Faist, T., Fauser, M. e Kivisto, P. (orgs.) (2011), The Migration-Development Nexus: A Transnational Perspective, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
. Marques, M.M. (org.) (2015), Lisboa Multicultural, Lisboa: Fim de Século.
. Sassen, S. (2014), Expulsions. Brutality and Complexity in the Global Economy.
Cambridge (Mass.) e Londres: Belknap Press.
. Sen, A. (2000), Desenvolvimento como liberdade, São Paulo: Companhia das Letras.
Método de ensino
Ensino Presencial.
Aulas de exposição teórica e sessões práticas.
As aulas práticas consistirão em apresentação e discussão pelos alunos, de bibliogragfia, trabalhos de ensaio ou projecto de investigação, e/ou em apresentações de convidados externos seguidas de debate com os alunos.
Método de avaliação
A avaliação inclui: a participação do aluno nas discussões em aula (20%); a apresentação e discussão oral de um tema de investigação (30%) e elaboração de trabalho escrito (50%).