Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologia das Ciências Sociais - 1. semestre

Código

722081069

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Helena Serra, Rui Santos

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram e/ou desenvolvam:
1. Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação fundamental ou aplicada conducente à realização da componente não lectiva do mestrado.
2. Conhecimento e compreensão das principais estratégias e opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências Sociais, e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Teoria e investigação. Conceptualização e operacionalização. Refutabilidade.
Tipos:
•Teórica/empírica
•Fundamental/aplicada
•Intensiva/extensiva
•Qualitativa/quantitativa
•Compreensiva/explicativa
Planeamento: sistematizar, orientar, controlar
Nível 1: exploração inicial
•Bibliografia: instrumentos e métodos
•Investigação exploratória: instrumentos e métodos
•Resultados: análise e equacionamento do problema de investigação
Nível 2: exploração aprofundada para generalização empírica e inferência de hipóteses
•Análise conceptual do problema
•Investigação sistemática: instrumentos e métodos
•Resultados: hipóteses articuladas em modelo de análise
Nível 3: teste de hipóteses
•Modelos compreensivos (conexões de sentido) e explicativos (mecanismos causais e funcionais)
•Lógica do teste: a co-variação sistemática
•O cânone experimental e as análises multivariadas. Métodos comparativos e estatísticos
•Resultados: verificação/refutação
Discussão dos projecto

Bibliografia

Ghiglione, R. e Matalon, B. (1992), O Inquérito: Teoria e Prática, Oeiras, Celta
Gilbert, N. (ed.) (2001), Researching Social Life, London, Sage.
King, G., Keohane, R. O. e Verba, S. (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press
Maroy, C. (1997), “A análise qualitativa de entrevistas”, in Albarello, L. et al., Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp.117-155.
Ragin, C. (1987), The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkeley, University of California Press.
Strauss, A. (1987), Qualitative Analysis for Social Scientists, Cambridge, Cambridge University Press.

Método de ensino

Os tópicos do programa são objecto de lições de enquadramento e síntese proferidas pelos docentes, a aprofundar pelas leituras indicadas. Em simultâneo, os estudantes são convidados, no período de acompanhamento tutorial colectivo definido em cada aula e através de um forum moodle, a expor progressivamente a evolução do seu projecto pessoal, desde a delimitação inicial do tema e sua problematização, a incorporação dos resultados de revisão bibliográfica autónoma e das aprendizagens metodológicas, até ao projecto final planeado.
O programa culmina na discussão dos projectos individuais de ensaio de problematização dos estudantes sobre os seus temas de investigação ou aplicação.

Método de avaliação

Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões e apresentação do projecto em seminário. A avaliação sumativa final desta componente é ponderada com 40%. O projecto escrito final é avaliado com a ponderação de 60%

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