Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Intervenção Organizacional

Código

722081070

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE,

Objectivos

a) Reflectir sobre as actuais dinâmicas de mudança no mundo das organizações, dando particular enfase às metodologias de intervenção organizacional.
b) Dar a conhecer a perspectiva sociológica sobre os processos de mudança e intervenção nas organizações. Deste modo, procura-se apresentar e discutir as principais teorias sociológicas em torno da mudança, assim como as metodologias de mudança planeada e intervenção.
c) Identificar e reflectir sobre as dimensões sociais da mudança organizacional, nomeadamente os tipos de intervenção organizacional, os factores de resistência à mudança, os actores organizacionais da mudança e os determinantes organizacionais da mudança e intervenção organizacionais.
d) Dar a conhecer em profundidade, numa óptica analítica, reflexiva e crítica os aspectos acima referidos, tendo em conta as transformações complexas com que hoje se debatem as organizações, numa sociedade que se afirma cada vez mais como global e que se debate com importantes desafios.

Pré-requisitos

não aplicável

Conteúdo

1. O processo de mudança e intervenção organizacional
1.1. A actualidade das questões da mudança e intervenção organizacionais
1.2. Conceito e objectivos da mudança
1.3. Tipos de mudança e intervenção
1.4. Factores de resistência à mudança

2. Mudança e Intervenção nas Organizações: enquadramento teórico
2.1. Principais quadros teóricos de referência
2.2. Modelos de implementação da mudança

3. Metodologias de mudança planeada e intervenção
3.1. O Desenvolvimento Organizacional no contexto da mudança e intervenção organizacional
3.2. A Abordagem Socioeconómica
3.3. Técnicas diferenciadas de intervenção organizacional

Bibliografia

Beckhard, Richard. 1972. Desenvolvimento organizacional: estratégicas e modelos. S. Paulo: Edgard Blucher

Cunha, M.P.; Rego, A.; Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C. 2003. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH.

Ferreira, J.M.C.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill

Kotter, John. 1996. Leading Change. Harvard: Harvard Business School

Savall, Henri; Zardet, Véronique; Bonnet, Marc. (2008) Mejorar los desempeños ocultos de las empresas a través da gestión socioeconômica. 2ª Ed. Lyón: OIT/ISEOR.

Senge,Peter et al. 1994. The Fifth Discipline. London, Boston: Nicholas Brealey

Método de ensino

. Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, pelo docente
. Apresentações individuais e discussão de temas em aula.
Ensino presencial.

Método de avaliação

- Apresentação individual e discussão de um tema na aula (40%)
- Trabalho individual de aplicação de uma metodologia de intervenção a uma organização, a ser apresentado na aula e por escrito (máximo 4000 palavras sem contar com anexos e bibliografia) (60%)

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