Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Investigação Sociológica - 1. semestre

Código

722081071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Helena Serra, Rui Santos

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE,

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram e/ou desenvolvam:
1. Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projecto de investigação fundamental ou aplicada conducente à realização da componente não lectiva do mestrado.
2. Conhecimento e compreensão das principais estratégias e opções técnicas disponíveis para a investigação em Ciências Sociais, e capacidade para as combinar em função dos objectivos da investigação.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projectos de investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Método científico, operacionalização e planeamento da investigação. Estrutura lógica geral de um plano de investigação. Fases típicas da investigação e evolução do planeamento.
2. Planeamento de investigação exploratória inicial. Do tema ao problema de investigação. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura. Exploração empírica inicial. A iteração entre problematização, exploração e conceptualização.
3. Planeamento de investigação exploratória aprofundada: A construção de uma problemática. Teorização, operacionalização e sistematização da pesquisa. A lógica de aprofundamento na investigação qualitativa.
4. Planeamento de investigação para teste de hipóteses e modelos de análise. Modelos de análise explicativos e compreensivos. Lógicas de teste (experimental, comparativa, estatística). A lógica de validação na pesquisa qualitativa.
5. Fundamentos e aplicações das principais estratégias e técnicas de investigação empírica:
5.1 Quantitativas.
5.2 Qualitativas.

Bibliografia

Albarello. L. et al. 1997. Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Bardin, L. 2004. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Berry, W.D. e M.S. Sanders. 2000. Understanding Multivariate Research. Boulder: Westview.
Burgess, R. 1997. A Pesquisa de Terreno. Oeiras: Celta.
Creswell, J. 2009. Research Design: Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches. London: Sage.
Denzin, N. e Y. Lincoln, (ed.). 1994. Handbook of Qualitative Research. London: Sage.
Gilbert, N. (ed.). 2001. Researching Social Life. London: Sage.
Guerra, I. 2006. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Principia.
King, G., R.O. Keohane, e S. Verba. 1994. Designing Social Inquiry. Princeton: Princeton University Press.
Ragin, C. 1987. The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley: University of California Press.
Yin, R.K. 2003. Case Study Research: Design and Methods. Thowsand Oaks: Sage.

Método de ensino

Os tópicos do programa são objecto de lições de enquadramento e síntese proferidas pelos docentes, a aprofundar pelas leituras indicadas. Em simultâneo, os estudantes são convidados, nos períodos de acompanhamento tutorial e através de um forum moodle, a expor e discutir, em diversos momentos previamente estabelecidos, a evolução do seu projecto pessoal, desde a delimitação inicial do tema e sua problematização, a incorporação dos resultados de revisão bibliográfica autónoma e das aprendizagens metodológicas, até ao projecto final planeado. As sessões tutoriais servem também para aprofundar e orientar o estudo sobre as questões metodológicas e técnicas em função das necessidades do projeto. O seminário culmina na discussão dos projectos individuais dos estudantes.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões e apresentação do projecto em seminário. A avaliação sumativa final desta componente é ponderada com 30%. O projecto escrito final é avaliado com a ponderação de 70%

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