Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O Espaço das Migrações: da Integração Local aos Arquipélagos Migratórios - 2. semestre

Código

722081075

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Maria Dulce Pimentel

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Discutir conceitos fundamentais relacionados com a circulação global de migrantes e a sua organização;
b) Analisar as questões da mobilidade e da inserção dos migrantes a várias escalas;
c) Reflectir sobre o papel dos migrantes enquanto elos de ligação entre as sociedades de destino e de origem;
d)Desenvolver a capacidade de formular propostas de pesquisa em cidades multi-étnicas.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. O quadro migratório contemporâneo: mudanças e continuidades
1.1.Os grandes sistemas migratórios mundiais: declínios e emergências
1.2. Os fluxos de refugiados e o seu significado
1.3.A importância crescente dos movimentos de profissionais qualificados
1.4. Outras mobilidades: feminização das migrações, circulação de estudantes e de “sun seekers”
1.5. Migração em cadeia, reagrupamento familiar e vai-e-vem migratório
2. Diásporas e comunidades transnacionais
2.1.Comunidades transnacionais e Estado-nação: tensões e vantagens
2.2.O significado cultural e económico das comunidades transnacionais
2.3. Os portugueses no exterior - uma comunidade transnacional?
3. Migrantes e metrópoles
3.1. A dimensão étnica das metrópoles contemporâneas
3.2. A segregação espacial dos migrantes: a questão dos guetos e dos bairros étnicos
3.3.O desenvolvimento de enclaves étnicos de base económica
3.4. Intervir em cidades multi-étnicas:o planeamento do espaço público e a habitação.

Bibliografia

Arango, J. (2003) “La explicación teórica de las migraciones: luz y sombra”, Migración y Desarollo, 1, Oct.2003.
Baubock, R.; Faist, Th. (2010) Diaspora and Transnationalism. Concepts, theories and methods. IMISCOEAmsterdam University Press.
Castles, S., Haas, H., Miller, M. (2013). The age of migration, 5th edition, Palgrave-Macmillan.
Kempen, R. Van & Özüekren, A.S. (1998). “Ethnic segregation in cities: new forms and explanations in a dynamic world”, Urban Studies, nº35 (10), pp.1631-1656.
Malheiros, J.; Fonseca, L. (coord.) (2011). Acesso à habitação e problemas residenciais dos imigrantes em Portugal. Observatório da Imigração, 48.
Peixoto, J. et al. (2016).Regresso ao futuro - A nova emigração e a sociedade portuguesa. Lisboa: Gradiva.
Withol de Wenden, C. ; Benoit-Guyod, M. (2016). Atlas des migrations. Un équilibre mondial à inventer. Paris: Autrement.

Método de ensino

Aulas de exposição pelo professor, debates sobre temas específicos e apresentação de trabalhos pelos alunos. Realização de uma visita de estudo à área do Martim-Moniz-Rua da Palma-Rossio-Chiado (Lisboa)
Ensino presencial.

Método de avaliação

1. Trabalho final (70%), que tanto pode ser um ensaio de revisão bibliográfica, como um estudo empírico. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nas últimas sessões da unidade curricular;
2. Assiduidade dos estudantes, qualidade das intervenções nos debates realizados nas aulas e apresentações (30%).

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