
Dissertação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos
Código
722081109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
55
Horas semanais
-
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o(a) aluno(a) venha a:
1. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, um projecto de investigação.
2. Competências para conduzir um levantamento relevante no estado de arte da área científica em que o trabalho se apresenta.
3. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de um projecto de investigação.
4. Adquirir as competências metodológicas e culturais necessárias para prosseguir uma carreira académica ou iniciar uma carreira profissional na área.
Pré-requisitos
Conteúdo
A Dissertação é o resultado de uma investigação substancial que aprofunda o trabalho realizado na componente lectiva e terá de ser elaborada sob a orientação científica de um professor escolhido entre os docentes do mestrado. Em alguns casos justifica-se que exista um co-orientador, da FCSH ou externo, que seja especialista no tema que o aluno esteja a desenvolver. O orientador e co-orientador, caso exista, devem ser aprovados pelo Conselho Científico.
Bibliografia
Não se aplica por se tratar de um seminário de acompanhamento da realização da componente não lectiva. O(a) orientador(a)irá propondo leituras pertinentes em função dos objectos e temáticas de pesquisa de cada estudantes.
Not applicable since it is a follow-up seminar. The supervisors may suggest relevant readings in terms of objects and subjects adequated to each students´ research.
Método de ensino
A dissertação é orientada por um(a) docente do ciclo de estudos que segue os princípios de orientação tutorial prevista no regulamento do ciclo de estudos.
Em algumas situações o aluno pode ter igualmente um co-orientador, da FCSH ou externo, quando a especificidade do tema de trabalho o justifique.
Método de avaliação