
Literatura Portuguesa Contemporânea - 1. semestre
Código
722091081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Paula Cristina Costa
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Definir e problematizar os conceitos de literatura moderna, contemporânea, clássica.
Estudar alguns escritores portugueses nos seus diálogos entre o clássico e o contemporâneo: de Cesário Verde a Fernando Pessoa; de Cesário a Cesariny, Sophia, Nuno Júdice, Paulo José de Miranda, entre outros poetas contemporâneos. Estudar «Viagem à Índia» de Gonçalo M. Tavares, nos seus diálogos com Camões, Homero e James Joyce.
A partir da análise destes textos clássicos e contemporâneos, desenvolver as capacidades críticas necessárias dos alunos para reflectirem e investigarem sobre o contemporâneo, não apenas como uma categoria histórica, mas também estética.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
I
A Poesia Portuguesa Contemporânea: problemas de definição
Moderno/Pós-Moderno; Clássico/Contemporâneo
II
De Cesário Verde a Fernando Pessoa: Modernismo/Modernidade. O Contemporâneo.
De Cesário Verde a outros poetas portugueses: Cesariny, Sophia, Nuno Júdice
.
De Cesário Verde a Paulo José de Miranda: da poesia à ficção
III
De Homero, Camões, Joyce a Gonçalo M. Tavares: da epopeia clássica à «contra-epopeia» contemporânea
De Ulisses a Bloom: várias errâncias
Bibliografia
Agamben, Giorgio, «O que é o Contemporâneo?», in Nudez, Lisboa, Relógio D`Água, 2010
Baudelaire, Charles, «Modernidade», in O Pintor da Vida Moderna, Lisboa, Vega, 2006
Calvino, Italo, «Porquê ler os clássicos» in Porquê ler os clássicos, lisboa, Teorema, 1994
Tavares, Gonçalo M. Viagem à Índia, Lisboa, Caminho, 3ª ed., 2011
Verde, Cesário, O Sentimento dum Ocidental»; «De Tarde», «Contrariedades» in Cesário Verde, Obra Completa, Lisboa, Livros Horizonte, 1992
Método de ensino
Exposição e problematização de conceitos teóricos. Análise de textos. Discussão oral de alguns aspectos, temas dos textos.
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho de investigação (20 pps.) resultante de uma pesquisa autónoma supervisionada pelo docente.