
Cânone Literário do Português - 2. semestre
Código
722091123
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Gustavo Rubim
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes deverão ficar a conhecer a história do debate moderno sobre o cânone da Literatura Portuguesa, desde o início do séc. XIX até à atualidade, bem como algumas referências sobre debates similares noutras literaturas em Português.
Pretende-se que se tornem aptos a reconhecer a dimensão institucional e histórica da estabilização de um cânone nacional e que desenvolvam particular competência na análise crítica das polémicas suscitadas pela regular revisão imprescindível à própria constituição do cânone.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. A instituição da modernidade: cânone, história e nação.
a) Alexandre Herculano e a instituição da literatura portuguesa;
b) Antero de Quental e a filosofia da história literária portuguesa;
c) Teófilo Braga e a história antropológica da literatura portuguesa;
d) De Fernando Pessoa a António Ramos Rosa: teoria e política da modernidade
poética «portuguesa».
2. Canonizações do «povo».
a) Almeida Garrett e o campo filológico do Romanceiro;
b) Neo-realismo e etnografia: dois livros de Alves Redol («Glória» e «Gaibéus») e o
problema da relação com a literatura;
3. Contra-cânones no séc. XX.
a) Subversão e reinstauração do cânone na prática e na teoria surrealista;
b) Cânones alternativos: o caso de Herberto Helder e das «vozes comunicantes da
poesia moderna portuguesa»;
c) O modernismo enquanto problema de cânone
Bibliografia
Braga, Teófilo, História da Literatura Portuguesa, INCM, 2005.
Garrett, Almeida, Romanceiro, Ulisseia, 1997.
Helder, Herberto, Edoi Lelia Doura - Antologia das Vozes Comunicantes da Poesia
Moderna Portuguesa, Assírio & Alvim, 1985.
Herculano, Alexandre, Opúsculos, vol. V, Presença, 1985.
Lourenço, Eduardo, Tempo e Poesia, Gradiva, 2003.
Pessoa, Fernando, Crítica, Assírio & Alvim, 2000.
Redol, Alves, Glória, Caminho, 2004.
Redol, Alves, Gaibéus, Caminho, 2011.
Rosa, António Ramos, Poesia, Liberdade Livre, 1962.
Método de ensino
A aula inclui um período inicial de exposição, pelo professor, de uma lição sobre o tópico e os textos anunciados, seguido de um período de debate e esclarecimento com os estudantes.
Método de avaliação
A avaliação formal inclui uma breve exposição oral individual (valendo 30% da avaliação global) e um ensaio final (valendo 70% da avaliação global) sobre textos incluídos neste programa ou com ele estreitamente relacionados. O ensaio deverá ter dimensão adequada à publicação em revista especializada, submetendo-se às respetivas regras de elaboração académica.
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Estudos Portugueses
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Narrativas Culturais: convergências e aberturas
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol