
Estudos do Modernismo - 1. semestre
Código
722091129
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Maria Manuela Parreira da Silva
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver a leitura crítica dos textos modernistas;
b) Aprofundar a reflexão teórica da literatura, enquanto modo de produção de sentido;
c) Promover a competência de investigação científica na área da literatura e cultura portuguesas;
d) Suscitar o estudo interdisciplinar no âmbito do modernismo.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Introdução: definição dos conceitos moderno, modernidade, modernismo, tradição e vanguarda.
2. Tradição e Modernidade no Modernismo Português
2.1. Herança decadentista-simbolista
2.2. Ruptura e vanguarda
3. A crise do «eu» no espaço modernista
3.1. Fingimento, máscara, dispersão, excesso.
3.2. Heteronímia e «teatro do ser».
4. O Teatro modernista
4.1. O «Teatro-Arte», segundo Mário de Sá Carneiro e o «Teatro Novo», segundo António Ferro.
4.2. De O Marinheiro (de Fernando Pessoa) a Deseja-se Mulher (de Almada Negreiros).
4.3. A «Astralédia» de Raul Leal.
Bibliografia
SILVA, Manuela Parreira da. Realidade e Ficção para uma biografia epistolar de
Fernando Pessoa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
DIAZ, Brigitte. Lépistolaire ou la pensée nomade. Paris: P.U.F., 2002.
MARTINS, Fernando Cabral. O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro. Lisboa: Ed.
Estampa, 1994.
GUIMARÃES, Fernando. Simbolismo, Modernismo e Vanguardas. 2ª ed. Porto: Lello &
Irmão Editores, 1992.
RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990.
Método de ensino
A metodologia é de carácter teórico-prático, sendo cada aula feita a partir da apresentação e discussão de
análises críticas (de textos ou temas) feitas pelos alunos. O professor contribuirá com a exposição de questões
teóricas e orientação dos trabalhos apresentados, incitando a que estes privilegiem uma componente de
interdisciplinaridade.
Método de avaliação
A avaliação terá em especial consideração as apresentações dos breves trabalhos feitas ao longo das aulas,
assim como a participação dos alunos nas discussões (30%). No final, haverá lugar a um trabalho de
investigação de maior fôlego, orientado pelo professor (70%).