
Cultura Francesa Contemporânea
Código
722111065
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português e Francês
Objectivos
1. Obter um conhecimento aprofundado das produções culturais e artísticas da França contemporânea;
2. Ter capacidade de analisar textos filosóficos, sociológicos e históricos, numa perspectiva interdisciplinar;
3. Ser capaz de identificar e de analisar, de uma forma crítica, as produções artísticas da época
contemporânea;
4. Ter consciência das relações complexas entre a história e a cultura de França ao longo do século XX;
5. Adquirir capacidade para lidar com conceitos operativos desta área de estudos, utilizando bibliografia de
referência;
6. Adquirir capacidade para utilizar os conhecimentos, os conceitos e as metodologias adquiridos na resolução de novos problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de estudos de Cultura Francesa Contemporânea;
7. Obter conhecimentos e competências para elaborar e apresentar, nas formas oral e escrita, uma
comunicação científica, obedecendo aos parâmetros académicos.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. História e cultura na primeira metade do século XX
1.1. A primeira Guerra Mundial
1.2. As vanguardas artísticas
1.3. A crise económica dos anos trinta
1.4. A Segunda Guerra Mundial: a ocupação nazi
1.5. Os intelectuais e a ocupação: colaboracionismo e resistência
2. Sociedade e cultura depois da Segunda Guerra Mundial
2.1. A Constituição de 1946
2.2. O existencialismo
2.3. O feminismo: «Le deuxième sexe» de Simone de Beauvoir
2.4. A guerra da Argélia
2.5. Maio 68 e a posição dos intelectuais
2.6 O nascimento do «Mouvement de Libération des Femmes»
2.7. O cinema da «nouvelle vague».
2.8. O estruturalismo e a criação de novos paradigmas nas Ciências Sociais e Humanas.
3. Desafios e debates na primeira década do século XXI
3.1. A imigração
3.2. A crise de identidade
3.3. A escola laica
3.4. O caso dos escritores imigrados que escrevem textos literários em francês
Bibliografia
AA.VV., Nouvelle Histoire de la France Contemporaine, 10-20, Seuil, 2009.
The Cambridge Companion to Modern French Culture, (Nicholas Hewitt ed.), Cambridge University Press,
2003.
Contemporary French Cultural Studies (W. Kid, S. Reynolds eds.),Routledge, 2000.
Enciclopedia of Contemporary French Culture, (A. Hughes, A. Hughes, K. Reader eds.), Routledge, 1998 (2nd ed. 2002).
Dictionnaire dhistoire culturelle de la France contemporaine (C. Delporte, J. Mollier, Jean-François Sirinelli
eds.), PUF, 2010.
Histoire culturelle de la France, 4, le temps des masses : le vingtième siècle, (Jean-Pierre Rioux, Jean-
François Sirinelli eds.), Seuil, 2009.
Sirinelli, Jean-François Sirinelli, Ory, Pascal, Les intellectuels en France: de lafaire Dreyfus à nos jours,
Armand Colin, 2002 (3e. édition).
Winock, Michel, Le siècle des intellectuels, Seuil, Points, 2006.
Winock, Michel, Julliard, Jacques Dictionnaire des intellectuels Français, Seuil, nouvelle édition, 2009.
Método de ensino
Exposições sobre os diferentes pontos do programa.
Discussão dos trabalhos apresentados.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.
Método de avaliação
Lectures on different aspects of the programme.
Discussion of papers presented.
Tutorial guidance, focused on preparing a research paper.
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Românicos