Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Trabalho de Projeto em Literaturas e Culturas Modernas, Estudos Românicos

Código

722111071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

55

Horas semanais

-

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Exercitar capacidade de investigação e de seleção e leitura de bibliografia relevante e adequada. b) Aprofundar a capacidade de delimitação e formulação do objecto de investigação. c) Exercitar capacidades teórica, metodológica e de análise crítica. d) Exercitar processos de interrogação reflexiva. e) Demonstrar ética científica e académica. f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência. g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica. h) Redigir com objectividade, concisão, fluência, correção sintática e propriedade lexical. 

Pré-requisitos

Conteúdo

a) Investigar: o que é e para quê? b) Metodologias de investigação em línguas, culturas e literaturas. c) Objetivos e questões de investigação. d) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados. e) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura. f) Organização e planificação textual. g) Avaliação da investigação em línguas, culturas e literaturas.

Bibliografia

Bibliografia específica adequada à investigação de cada estudante. Dependent on the nature of each student’s research project: Anderson, Benedict (2006). Imagined Communities. Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Revised Edition. London/New York: Verso. Pierre Bourdieu. 1992. Les règles de l´art, Génèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil. Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença. Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education. GUILLÉN, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada (Ayer y hoy). Barcelona: Tusquets Editores. 

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em LLC. Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação. Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do projeto. O trabalho projeto será avaliado em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso de mestrado.

Método de avaliação

Cursos