
Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre
Código
722121052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
10
Professor responsável
Miguel Alarcão
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
a) Estudar o medievalismo em diferentes áreas do pensamento, da criação e expressão da cultura inglesa setecentista e oitocentista, privilegiando-se:
1. a percepção, a representação e o funcionamento da cultura medieval como um rico e vasto alfobre de modelos e influências, códigos, valores e significados, imagens, símbolos e mitos;
2. a contribuição para um melhor conhecimento da medievalidade inglesa.
b) Avaliar as competências e os conhecimentos adquiridos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Considerações preambulares.
I - O testemunho literário (herança, criação, teorização e crítica);
II - O testemunho visual (herança, criação, teorização e crítica):
II.1. Arquitectura, religião e paisagem;
II.2. Pintura e outras artes.
III - Pensamento social, laboral e político;
IV - Pensamento histórico, jurídico e constitucional;
Conclusões.
Bibliografia
ALEXANDER, Michael, Medievalism: The Middle Ages in Modern England. New Haven and London: Yale University Press, 2007.
FARIA, Luísa Leal de, Sociedade e Cultura Inglesas. Lisboa: Universidade Aberta, nº 98, 1996.
SIMONS, John (ed.), From Medieval to Medievalism. Basingstoke and London: The Macmillan Press Ltd., 1992.
PLUMB, J. H., England in the Eighteenth Century. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., The Pelican History of England, nº 7, 1983 (1950).
THOMSON, David, England in the Nineteenth Century. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., The Pelican History of England, nº 8, 1978 (1950).
Método de ensino
Após a aula introdutória, a leccionação assumirá um cunho eminentemente prático e interactivo, dada a apresentação e discussão das pesquisas efectuadas pelos próprios alunos. No final de cada sessão, reservar-se-á um período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das leituras e investigações, serão facultados textos de apoio complementares.
Ensino presencial
Método de avaliação
Elaboração de pequenos trabalhos individuais para apresentação oral (50%).
Redacção de um ensaio (c.12 págs.) no final do semestre (50%).
Cursos
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico