Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre

Código

722121052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

Miguel Alarcão

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

a) Estudar o “medievalismo” em diferentes áreas do pensamento, da criação e expressão da cultura inglesa setecentista e oitocentista, privilegiando-se:

1. a percepção, a representação e o funcionamento da cultura medieval como um rico e vasto alfobre de modelos e influências, códigos, valores e significados, imagens, símbolos e mitos;
2. a contribuição para um melhor conhecimento da medievalidade inglesa.

b) Avaliar as competências e os conhecimentos adquiridos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Considerações preambulares.

I - O testemunho literário (herança, criação, teorização e crítica);

II - O testemunho visual (herança, criação, teorização e crítica):

II.1. Arquitectura, religião e paisagem;

II.2. Pintura e outras artes.

III - Pensamento social, laboral e político;

IV - Pensamento histórico, jurídico e constitucional;

Conclusões.

Bibliografia

ALEXANDER, Michael, Medievalism: The Middle Ages in Modern England. New Haven and London: Yale University Press, 2007.

FARIA, Luísa Leal de, Sociedade e Cultura Inglesas. Lisboa: Universidade Aberta, nº 98, 1996.

SIMONS, John (ed.), From Medieval to Medievalism. Basingstoke and London: The Macmillan Press Ltd., 1992.

PLUMB, J. H., England in the Eighteenth Century. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “The Pelican History of England”, nº 7, 1983 (1950).

THOMSON, David, England in the Nineteenth Century. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “The Pelican History of England”, nº 8, 1978 (1950).

Método de ensino

Após a aula introdutória, a leccionação assumirá um cunho eminentemente prático e interactivo, dada a apresentação e discussão das pesquisas efectuadas pelos próprios alunos. No final de cada sessão, reservar-se-á um período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das leituras e investigações, serão facultados textos de apoio complementares.
Ensino presencial

Método de avaliação

Elaboração de pequenos trabalhos individuais para apresentação oral (50%).
Redacção de um ensaio (c.12 págs.) no final do semestre (50%).

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