
Terminologia e Ontologias - 2. semestre
Código
722131058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Rute Vilhena Costa
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Perceber a relação entre a organização discursiva, a organização do conhecimento e a gestão da informação;
2. Desenvolver metodologias para a representação do conhecimento;
3. Aplicar o seu conhecimento à organização conceptual e lexical de um domínio;
5. Entender a contribuição das ontologias para a construção de dicionários terminológicos
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos
Conteúdo
PARTE I
Ontologia (s): definição
1.1 Classificação e organização do conhecimento
1.2. Concetualização
2. Pressupostos teóricos
2.1. Ontoterminologia, terminologia e ontologias
3. Metodologias
3.1. Abordagens onomasiológica e semasiológica
3.2. Papel do texto de especialidade
3.3. Intervenção do especialista
4. Definição
4.1. Definição em língua natural
4.2. Definição formal
5. Construção sistema de representação
PARTE II
1. A terminologia como disciplina científica: dos trabalhos de Lavoisier às aplicações do mundo numérico
2. A natureza extralinguística do conceito
3. As teorias do conhecimento: da lógica de Port Royal aos trabalhos da inteligência artificial
4. A ontologia: definições, princípios e exemplos
5. O lugar dos textos científicos e técnicos versus o papel dos especialistas
6. A ontoterminologia e as suas aplicações.
Bibliografia
BOURIGAULT, Didier et al., Recent Advances in Computational Terminology, Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, 2001.
GUARINO, Nicola, \"Understanding, building, and using ontologies\", International Journal of Human-Computer Studies 46, 1997, pp. 293-310.
KAGEURA, Kyo, The Dynamics of Terminology: a descriptive theory of term formation and terminological growth, Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, 2002.
SOWA, John F., ¡§Building, sharing, and Merging Ontologies¡¨, http://users.bestweb.net/~sowa/ontology/ontoshar.htm, 2001.
{TEMMERMAN, Rita, Towards new ways of terminology description: the sociocognitive approach, Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, 2000.
Método de ensino
Aulas interactivas na componente de implementação de projectos individuais ou de grupo. Apresentação e discussão de projectos individuais. Discussão de matérias. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias.
Método de avaliação
Participação dos estudantes nas sessões do seminário (20%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, e respetiva apresentação e discussão (80%).