
Gestão da Qualidade em Terminologia
Código
722131069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Identificar necessidades de organização de informação de especialidade em função de objetivos específicos.
2. Aperfeiçoar técnicas de pesquisa e seleção de informação de especialidade.
3. Aprender a gerir dados terminológicos e textuais.
4. Entender a relação entre Terminologia e Qualidade.
5. Aplicar critérios de qualidade em Terminologia
6. Refletir sobre metodologias de validação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. O perfil do terminólogo.
2. Dos dados à informação de especialidade.
3. Gestão de terminologia.
4. Qualidade: princípios e definições.
4.1. Perspetiva normativa: ISO 9000
5. Processos terminológicos.
5.1. Processos de criação e de gestão de conteúdos.
5.2. Processos de validação.
6. Relação terminólogo-especialista.
7. Controlo de qualidade aplicado a conteúdos linguísticos e terminológicos.
Bibliografia
- AMARAL, L.; OLIVEIRA, J. (1999) - O papel da qualidade da informacao nos sistemas de informacao, in Conferencia Especializada em Sistemas E Tecnologias de Informacao, Universidade Catolica Portuguesa, Lisboa.
- ANTONIO, N. SANTOS ; TEIXEIRA, A. (2007) Gestao da Qualidade. De Deming ao
modelo de excelencia da EFQM, Ed. Silabo, Lisboa.
- BUDIN, G. and WRIGHT, S-H. (1997) - Handbook of Terminology Management Vol. 1.
Basic Aspects of Terminology Management. Amsterdam: Benjamins.
- BUDIN, G. and WRIGHT, S-H. (2001) - Handbook of Terminology Management Vol. 2.
Application-Oriented Terminology Management. Amsterdam:Benjamins.
- SILVA, R. (2014) - Gestão de Terminologia pela Qualidade, Tese de Doutoramento, FCSH / Universidade Nova de LIsboa.
- EN ISO 9000:2005 - Sistemas de gestao da qualidade. Fundamentos e Vocabulario.
2005.
- APCER Guia interpretativo NP EN 9001:2008 - Sistemas de Gestao da Qualidade.
Requisitos.
Método de ensino
Aulas interativas na componente de implementação de projetos individuais ou de grupo.
Apresentação e discussão de projetos individuais.
Discussão de matérias.
Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias.
Ensino presencial
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
-Realização de um trabalho de investigação individual 80%
-Assiduidade -20%