Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aquisição e ensino de língua não materna - 1. semestre

Código

722131096

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

(a) Conhecer os principais conceitos teóricos e questões de investigação no domínio da aquisição de língua não materna (L2)
(b) Reconhecer a relevância do domínio de aquisição de L2 para o ensino de línguas
(c) Adquirir competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas
Saberes e competências específicos:
(a) Capacidade de identificar características que distinguem a aquisição de L2 da aquisição de L1
(b) Capacidade de identificar e caracterizar fatores determinantes na aquisição de L2
(c) Capacidade de descrever propriedades da aquisição de português L2 em diferentes níveis
(d) Capacidade de identificar diferenças e semelhanças, na aquisição de L2, entre crianças e adultos
(e) Capacidade de relacionar a aquisição de L2 com outros tipos de aquisição da linguagem
(f) Capacidade de aplicar conhecimentos sobre a aquisição de L2 ao ensino de línguas

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Especificidades da aquisição/aprendizagem da língua não materna
2. O papel do conhecimento linguístico prévio
3. O desenvolvimento da competência linguística (lexical, fonológica, morfológica, sintática e semântica) e pragmática
4. Idade e efeitos de período crítico; especificidades da aquisição de língua não materna por crianças
5. O papel de fatores individuais na aquisição de língua não materna
5.1. Contextos de aprendizagem
5.2. Diferenças individuais: e.g. motivação, atitudes, estilos de aprendizagem
6. Outros tipos de aquisição: aquisição bilingue, língua de herança, L3
7. Aquisição de língua não materna e ensino explícito da língua

Bibliografia

Doughty, C. & M. Long (eds.) (2005) The Handbook of Second Language Acquisition. Blackwell Publishing.
Ellis, R. (1994) The Study of Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press.
Herschensohn, J. & M. Young-Scholten (eds.) (2013) The Cambridge Handbook of Second Language Acquisition. Cambridge University Press.
Mitchell, R. & F. Myles (2013) Second Language Learning Theories. Routledge. 3rd ed.
Ritchie, W. & T. Bhatia (eds.) (2009) The New Handbook of Second Language Acquisition. Emerald Group Publishing Limited, 2nd ed.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos programáticos, em função dos conteúdos lecionados. O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição de conteúdos; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar os vídeos-aula; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha. Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.

Método de avaliação

(a) Participação em sessões de atendimento e nos fóruns de discussão (10%).
(b) Realização de atividades individuais ou colaborativas ao longo do semestre (50%).
(c) Trabalho final, através do qual serão avaliados de modo mais global os conhecimentos e as competências desenvolvidos (40%).

Cursos