Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Educação intercultural - 2. semestre

Código

722131099

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Maria do Carmo Vieira da Silva

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

I – Competência geral:
Mobilizar saberes culturais, científicos e de investigação para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano linguístico dos alunos.
II – Objetivos:
1 – Refletir sobre as problemáticas educativas atuais.
2 – Articular as questões da diversidade cultural com contextos educativos multi-étnicos e multilingues.
3 – Reconhecer a importância da educação intercultural na construção da cidadania.
4 – Reconhecer o papel do domínio da língua em contextos de LM, LNM e LE.
5 – Compreender a importância de uma educação multi/intercultural.
6 – Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos.
7 – Contribuir para uma cidadania intercultural.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1 – A educação no mundo contemporâneo
1.1 – conceitos de educação
1.2 – objetivos
1.3 – paradigmas
2 – O multiculturalismo no mundo contemporâneo
2.1– problemáticas
2.2– orientações
2.3– constrangimentos
3 – Escola e diversidade cultural
3.1 – conceitos de cultura
3.2 – descontinuidades culturais
3.3 – contextos educativos multi-étnicos e multilingues
4 – Educação multi/intercultural
4.1 – fundamentos
4.2 – princípios
4.3 – objetivos
4.4 – metodologias
5 – Educação e inclusão
5.1 – educação e desenvolvimento social
5.2 – diversidade e compreensão intercultural
5.3 - escola inclusiva
6 – Educação intercultural e cidadania
6.1 – problemáticas
6.2 – construção identitária
6.3 – construção da cidadania
6.4 – o papel da língua na vivência de uma cidadania ativa

Bibliografia

BANKS, James A. (2001). Citizenship education and diversity: Implications for teacher education. «Journal of Teacher Education», 52 (1),pp.5-16.
HUBER, Josef & REYNOLDS, Christopher (Eds.) (2014). «Developing intercultural competence through education». Paris, Strasbourg: Council of Europe.
SILVA, Maria do Carmo Vieira da (2010). Élèves de trois classes multiculturelles portugaises: le point de vue de leurs enseignantes In Clementina Acedo, Abdeljalil Akkari & Karin Muller (eds.),«L’Éducation pour l’inclusion: de la recherche aux réalisations pratiques». UNESCO: Bureau international d’éducation, pp. 127-140. ISBN: 978-92320-41616.
SILVA, Maria do Carmo Vieira da & GONÇALVES, Carolina (2011). «Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário». Lisboa: Observatório da Imigração (Estudo 46), ACIDI.
VANDENBROECK, Michel (2005). «Éduquer nos enfants à la diversité». Ramonville Saint-Agne

Método de ensino

- Exposição pela docente
- Textos informativos
- Sugestões de pesquisa
- Fórum
Ensino e-learning

Método de avaliação

- Elaboração de um Glossário (individual) temático com o máximo de 5 páginas (50%)
- Elaboração de um Projeto de Estudo (individual) na área da Educação Intercultural, com o máximo de 5 páginas (50%)

Cursos