
Educação intercultural - 2. semestre
Código
722131099
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Carmo Vieira da Silva
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
I Competência geral:
Mobilizar saberes culturais, científicos e de investigação para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano linguístico dos alunos.
II Objetivos:
1 Refletir sobre as problemáticas educativas atuais.
2 Articular as questões da diversidade cultural com contextos educativos multi-étnicos e multilingues.
3 Reconhecer a importância da educação intercultural na construção da cidadania.
4 Reconhecer o papel do domínio da língua em contextos de LM, LNM e LE.
5 Compreender a importância de uma educação multi/intercultural.
6 Compreender a importância da Educação na construção das identidades pessoal e social dos indivíduos.
7 Contribuir para uma cidadania intercultural.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1 A educação no mundo contemporâneo
1.1 conceitos de educação
1.2 objetivos
1.3 paradigmas
2 O multiculturalismo no mundo contemporâneo
2.1 problemáticas
2.2 orientações
2.3 constrangimentos
3 Escola e diversidade cultural
3.1 conceitos de cultura
3.2 descontinuidades culturais
3.3 contextos educativos multi-étnicos e multilingues
4 Educação multi/intercultural
4.1 fundamentos
4.2 princípios
4.3 objetivos
4.4 metodologias
5 Educação e inclusão
5.1 educação e desenvolvimento social
5.2 diversidade e compreensão intercultural
5.3 - escola inclusiva
6 Educação intercultural e cidadania
6.1 problemáticas
6.2 construção identitária
6.3 construção da cidadania
6.4 o papel da língua na vivência de uma cidadania ativa
Bibliografia
BANKS, James A. (2001). Citizenship education and diversity: Implications for teacher education. «Journal of Teacher Education», 52 (1),pp.5-16.
HUBER, Josef & REYNOLDS, Christopher (Eds.) (2014). «Developing intercultural competence through education». Paris, Strasbourg: Council of Europe.
SILVA, Maria do Carmo Vieira da (2010). Élèves de trois classes multiculturelles portugaises: le point de vue de leurs enseignantes In Clementina Acedo, Abdeljalil Akkari & Karin Muller (eds.),«LÉducation pour linclusion: de la recherche aux réalisations pratiques». UNESCO: Bureau international déducation, pp. 127-140. ISBN: 978-92320-41616.
SILVA, Maria do Carmo Vieira da & GONÇALVES, Carolina (2011). «Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário». Lisboa: Observatório da Imigração (Estudo 46), ACIDI.
VANDENBROECK, Michel (2005). «Éduquer nos enfants à la diversité». Ramonville Saint-Agne
Método de ensino
- Exposição pela docente
- Textos informativos
- Sugestões de pesquisa
- Fórum
Ensino e-learning
Método de avaliação
- Elaboração de um Glossário (individual) temático com o máximo de 5 páginas (50%)
- Elaboração de um Projeto de Estudo (individual) na área da Educação Intercultural, com o máximo de 5 páginas (50%)