Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Lógicas Imobiliárias e Produção de Espaço Urbano - 1. semestre

Código

722171230

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

3

Professor responsável

José Afonso Teixeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1 - Contribuir para aumentar o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento do mercado
imobiliário;
2 - Familiarizar os alunos com metodologias de análise do mercado imobiliário aos níveis macro e
micro;
3 - Preparar os alunos para desenvolverem e utilizarem estudos sobre o mercado imobiliário;
4 - Compreender o papel do planeamento e dos agentes imobiliários na evolução recente dos centros
urbanos;
5 - Discutir o impacto dos novos paradigmas urbanos no planeamento e na actividade imobiliária;
6 - Conhecer as principais fases do processo de desenvolvimento e promoção imobiliária;
7 - Proporcionar ferramentas analíticas básicas para compreender o desenvolvimento do mercado
imobiliário;
8 - Analisar a evolução recente do mercado imobiliário em Portugal;
9 - Construir pontes entre o planeamento territorial e a actividade imobiliária.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Planeamento Urbano e Mercado Imobiliário: “construindo pontes”
- Planeamento, políticas públicas e mercados imobiliários
- Porque os planeadores do território precisam compreender as lógicas imobiliárias, e vice-versa.
2. Desenvolvimento Imobiliário e Estruturação Espaço Urbano: Contexto e Paradigmas
- Neo-liberalismo e desenvolvimento urbano
- Uso do solo urbano e teorias do valor do solo
- A preservação do ambiente construído e natural
- Renovação e regeneração urbanas
- Urban sprawl, outer city e urbanscapes
- Cidades globais e mercados imobiliários
3. O Processo de Desenvolvimento Imobiliário
- As fases do processo, análise do mercado, relacionamento com as instituições administrativas
4. Diferentes Segmentos do Mercado Imobiliário em Portugal
- Tipologias
- Um mercado segmentado, uma cidade dividida?
5. Pontes para o futuro: contributo dos agentes imobiliários e dos planeadores do território para uma
cidade mais sustentável.

Bibliografia

ADAMS, D.; WATKINS, C.; WHITE, M., Planning, Public Policy and Property Markets, Wiley-Blackwell,
2005.
CARVALHO, J., Planeamento Urbanístico e Valor Imobiliário. As parcerias Público-privado: teorias,
metodologia, potencial. 1ª ed., Cascais, Principia, 2005.
COIACETTO, E., “Real estate Development industry Structure: consequences for urban Planning and
development”, Planning Practice and Research, 21:4, 2006, pp.423-441.
HAUGHTON, G.; ALLMENDINGER, P.; COUNCELL, D.; VIGAR, G., The New Spatial Planning. Territorial
management with soft spaces and fuzzy boundaries. Routledge, 2010.
PORTAS, N.; DOMINGUES, A.; CABRAL, J. (colab. João Ferrão et al), Políticas urbanas: tendências,
estratégias e oportunidades, 2ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
RATCLIFFE, J.; STUBBS, M; KEEPING, M., Urban Planning and Real Estate Development. Routledge,
2009.
WEBER, R., \"Extracting Value from the City: Neoliberalism and Urban Redevelopment.\" Antipode 34:3,
2002.

Método de ensino

Aulas expositivas leccionadas pelo docente e/ou com a participação de convidados para a apresentação
de alguns tópicos do programa.
Análise de relatórios de empresas especializadas na promoção imobiliária.
Discussão de casos concretos de operações imobiliárias na perspectiva do planeamento e do promotor
Apresentação pelos alunos e discussão na aula das suas propostas de temas de investigação (trabalho).
Acompanhamento tutorial do desenvolvimento dos trabalhos, individualmente ou em grupos.

Método de avaliação

A avaliação inclui:
a)Um teste escrito (40%);
b)Elaboração de um ensaio (15-20p), baseado em pesquisa autónoma (35%);
c)Apresentação e discussão oral do trabalho (15%);
d)Avaliação contínua da participação nas apresentações e discussões na aula (10%).

Cursos