Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre

Código

722171268

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

5

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

1

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e selecção de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do desenvolvimento
profissional e pessoal.
d) Evidenciar capacidade de abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções
de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objectividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

a) Metodologias de investigação em educação.
b) Investigação em História e em Ciências da Educação.
c) Objectivos e questões de investigação.
d) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
e) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da bibliografia.
f) Organização e planificação do texto
g) Avaliação da investigação em educação.

Bibliografia

CEIA, Carlos (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
ESTRELA, Albano (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
FABB, Nigel and Durant, Alan (2005). How to Write Essays and Dissertations. Harlow: Pearson Education.
LAMAS, Estela (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNIFF, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
NÓVOA, António (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. 2ª ed.. Porto: ASA Editores.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação em História.
Análise de projectos de investigação/acção e de estudos de caso.
Análise crítica e reflexiva das propostas de investigação e da prática de ensino-aprendizagem em História.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do relatório final.

Método de avaliação

Avaliação contínua. Redacção fundamentada teoricamente da introdução ou de um capítulo do relatório.

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