
Língua e Educação Intercultural/Language and Intercultural Education - 1. semestre
Código
722171272
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
5
Professor responsável
Ana Gonçalves Matos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
- Desenvolver o reconhecimento, a compreensão e valorização da diversidade;
- identificar e considerar criticamente problemas, desafios e implicações para a comunicação intercultural;
- concretizar a comunicação intercultural com falantes em contacto directo e virtual;
- compreender os factores sociais, culturais e linguísticos envolvidos no processo de comunicação intercultural;
- interpretar, analisar e discutir criticamente textos escritos, orais e visuais relacionados com os tópicos em discussão;
- conhecer teorias e práticas relacionadas com os temas em estudo;
- promover o diálogo intercultural entre diferentes sistemas de crenças, valores e atitudes;
- reflectir sobre a aprendizagem intercultural enquanto um processo transformador do sujeito (pessoalmente, profissionalmente, academicamente).
Pré-requisitos
Conteúdo
- Conceitos de ´cultura´
- Conceito teórico de ´interculturalidade´
- Problemáticas em torno do conceito de identidade e representação
- Conceitos de alteridade e ´alterização´
- Estereótipos, preconceito e etnocentrismo
- Transições interculturais (migração, períodos de estudo no estrangeiro) e terceiro espaço
- Globalização, localização e educação em língua estrangeira
- O educador/professor de língua estrangeira como mediador
- Ensino da língua estrangeira e representação de outras culturas
- Consciencialização cultural crítica
- Língua e competência intercultural
- Os 5 saberes de M Byram
- Educação para a cidadania intercultural
- Produção e didactização de materiais na perspectiva intercultural
- Avaliação da competência intercultural
Bibliografia
Byram, Michael (2008). From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship. Essays and Reflection. Clevedon: Multilingual Matters.
Byram, M., Holmes, P. and Savvides, N. (2013). Intercultural communicative competence in foreign language education: Questions of theory, practice and research. Language Learning Journal 41(3): 251-253
Byram, Michael and L. Parmenter (2012). The Common European Framework of Reference: The Globalisation of Language Education Policy. Clevedon: Multilingual Matters
Hu, Adelheid and Michael Byram (Orgs) (2009). Intercultural Competence and Foreign Language Learning. Tübingen: Gunter Narr Verlag
Jackson, Jane (ed.) (2012). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. NY: Routledge
Levine, Glenn, and Alison Phipps (eds) (2012). Critical and Intercultural Theory and Language Pedagogy. Boston: Heinle
UNESCO (2013). Intercultural Competences - Conceptual and Operational Framework. Paris: UNESCO.
Método de ensino
O seminário combina apresentações e discussões teóricas com a análise prática de incidentes e de diferentes tipos de textos (escritos e visuais). As estratégias mais usadas consistem na análise e discussão de textos, representação (role-play), auto- e meta-reflexão, debate e interacção em grupo.
As aulas privilegiam a interacção e a participação activa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Método de avaliação
A participação regular e pertinente durante as sessões é avaliada (30%); os estudantes devem apresentar trabalhos teóricos e práticos ao longo do semestre (70%).