
Globalização, Território e Políticas de Competitividade (ISCTE-IUL) - 1. semestre
Código
723000004
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Raul Lopes (ISCTE-IUL)
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
O programa de GTPC pretende habilitar os alunos a interpretar os processos económicos contemporâneos a partir da consideração da variável espaço na análise económica. Assim, são objectivos gerais da UC: a. Familiarizar os alunos com o património cognitivo da Economia do Território; b. Habilitar os alunos a reflectir sobre a natureza e as implicações do processo de Globalização para as Políticas de Competitividade, em especial da competitividade territorial c. Sensibilizar os alunos para a relevância do Território na eficácia das políticas de competitividade.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Economia e Território: síntese de uma relação teórica fértil 2.Teoria da localização e organização espacial da economia. 3. Teorias do crescimento regional desequilibrado. 4. Globalização e dinâmicas territoriais actuais. 5. A problemática da competitividade regional no contexto actual: da vantagem comparativa baseada no custo à vantagem absoluta alicerçada na inovação.
Bibliografia
Método de ensino
Os objectivos definidos para a UC têm subjacente que cada aluno lhe dedique 150 horas de tempo de trabalho. O processo de aprendizagem baseia-se no trabalho autónomo do aluno, associado a uma combinação de: a. Aulas teórico-práticas; b. Pesquisa, leitura e análise da bibliografia; c. Sessões de trabalho em grupo; d. Redacção de um texto síntese com as principais conclusões da bibliografia lida; e. Apresentação oral e discussão colectiva da aprendizagem realizada pelos alunos.
Método de avaliação
Na 1ª época a avaliação materializa-se: A- Numa recensão colectiva da bibliografia relativa a um tema dado. B- Num ensaio individual de reflexão crítica, com apresentação oral, focada em alguns dos textos da bibliografia de suporte ao tema tratado. Na nota final \\"A\\" e \\"B\\" terão uma ponderação de 50%, cada. A participação do aluno nas actividades lectivas pode levar à majoração da nota final em 1 valor. Na 2ª época e na época de recurso a avaliação consistirá num exame sem consulta.