
Desenvolvimento e Sustentabilidade Social (ISCTE-IUL) - 2. semestre
Código
723000011
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Cristina Paixão de Sousa (ISCTE-IUL)
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo geral da UC é o de identificar e refletir acerca dos problemas sociais que acompanham inevitavelmente os processos de crescimento e desenvolvimento económico. A desestabilização das relações sociais e o aumento das desigualdades a que tem sido associado o modelo de desenvolvimento dominante, tanto nos países ocidentais como nos países menos desenvolvidos, levam a questionar a sua sustentabilidade social.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução: Definição e dimensões da sustentabilidade social 2. Problemas e desafios da medição do desenvolvimento 2.1. Limites do PIB e do crescimento económico 2.2. Indicadores alternativos relativos à dimensão social do desenvolvimento 2.3. A abordagem pelas ?capabilities? 3. Desenvolvimento e desigualdades 3.1. Conceitos de equidade e justiça social 3.2. A Curva de Kuznets: desiualdade e performance económica 3.3. Comparações internacionais e intranacionais em matéria de desigualdade social 3.4. Os efeitos sócio-económicos da desigualdade 4. Desenvolvimento e bem-estar 4.1. Os conceitos e a emergência da ?happiness economics? 4.2. Os principais determinantes da felicidade e comparações internacionais 4.3. O contributo da \\"happiness economics\\" para as políticas púbblicas 5. Políticas para a sustentabilidade social 5.1. Os modelos sociais europeus 5.2. Que futuro para o(s) modelo(s) sociais? 5.3. Os dilemas da justiça social
Bibliografia
Método de ensino
As aulas, de duas horas, consistirão em: - hora e meia de aula expositiva e meia-hora de discussão sobre a matéria dada; - aulas teórico-práticas de análise de textos previamente distribuídos; - aulas teórico-práticas de análise de indicadores de desenvolvimento social; - aulas de apresentação por parte dos alunos dos seus trabalhos de grupo.
Método de avaliação
Os estudantes são avaliados com base na apresentação de um trabalho de grupo incidindo sobre um tema do programa (50% da nota) e na realização de um teste no fim do semestre (50% da nota). Os alunos também podem optar pela realização de um Exame Final (100%)