
Metodologias em Antropologia - 1. semestre
Código
73200100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Amélia Frazão Moreira
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Etnografia surge como metodologia associada ao paradigma relativista e holístico que preside a pesquisa antropológica. A metodologia da Antropologia caminhou duma visão de raiz positivista, de observação objectiva dum Outro confinado a um espaço e a um tempo, para uma perspectiva contemporânea, interpretativa e intercultural. O enfoque deste seminário será nas especificidades dos métodos da Antropologia, quer do ponto de vista da sua discussão epistemológica, quer na aprendizagem dos procedimentos práticos que envolvem a sua aplicação.
Serão assim objectivos específicos do seminário: promover a problematização da metodologia etnográfica, atendendo ao seu percurso histórico e aos dilemas contemporâneos com que se confronta; fomentar o entendimento das relações entre metodologia e teoria e a eficácia dos diferentes procedimentos metodológicos de acordo com as problemáticas de pesquisa; promover o domínio dos aspectos técnicos referentes aos procedimentos metodológicos em Antropologia; desenvolver a capacidade de realizar pesquisa com metodologias específicas de acordo com diferentes áreas de especialização.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Questões epistemológicas resultantes da emergência da Antropologia enquanto Ciência Social.
2. método etnográfico: génese, formulações canónicas e desafios contemporâneos.
3. Aspectos práticos dos procedimentos metodológicos inerentes ao método etnográfico: observação-participante, entrevistas, histórias de vida, genealogias, metodologias visuais. Das notas de campo ao texto final. O tratamento de informação e a escrita da etnografia.
4. Outras formas de fazer. As metodologias da Antropologia no cruzamento com a História, a Semiologia, ou a Biologia.
5. Desafios do método etnográfico: pesquisas em curso.
Bibliografia
BERNARD, H. R., 1995, Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches, Walnut Creek: Alatmira Press.
BURGESS, Robert, 1982, Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Londres: Allen & Unwin (trad. portuguesa, Celta, 1997).
CARIA, Telmo (org.), 2002, Experiência Etnográfica em Ciências Sociais, Porto: Afrontamento.
CASAL, Adolfo, 1996, Para uma epistemologia do discurso e da prática antropológica, Lisboa: Cosmos.
CLIFFORD, James e MARCUS, George (eds.), 1986, Writing Culture - The Poetics and Politics of Ethnography, Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press.
MALINOWSKI, Bronislaw, 1983 [1922], The Argonauts of the Western Pacific, London, Routledge.
Método de ensino
O seminário Metodologias em Antropologia organizar-se-á em sessões dois tipos: a) sessões de enquadramento geral; b) sessões de apresentação das implicações metodológicas de pesquisas em temáticas específicas com oradora(e)s convidada(o)s.
Método de avaliação
Os elementos de avaliação serão os seguintes:
desempenho na dinamização das sessões de enquadramento e de comentário às sessões com oradora(e)s: 25%
assiduidade e participação nas discussões: 15%
ensaio final: 60%