
Seminário de Especialidade em Antropologia do Espaço e das Cidades - 2. semestre
Código
73200105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Maria Cardeira Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes:
a) Desenvolvam competências teóricas e metodológicas com vista à definição fundamentada de um problema de pesquisa, e desenho e escrita de uma tese na area de especialização em Antropologia do Espaço e das Cidades;
b) Elaborem (uma primeira versão) da revisão da literatura disponível relacionada com o problema de pesquisa esboçado;
c) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma tese de doutoramento em Antropologia do Espaço e das Cidades. Este processo é acompanhado por todos os orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens teórico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função desta área de especialização e dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.
Bibliografia
DENZIN, N. e Lincoln, Y. (eds), 1994, Handbook of Qualitative Research. London: Sage
LOW, S.M. e Lawrence-Zúñiga, D. (eds), 2003, The anthropology of space and place. Malden: Blackwell Publishers.
LOW, S.M. (ed.), 2002, Theorizing the City The new urban anthropology reader. New Brunswick, New Jersey, London: Rutgers University Press.
PAUL-LEVY, F. e SEGAUD, M. (eds), 1983, Anthropologie de l´espace. Paris: Centre Georges Pompidou/CCI.
Método de ensino
Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação,
tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.
Método de avaliação
Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de tese.