
Seminário de Especialidade em Religião, Ritual e Performance - 2. semestre
Código
73200108
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Maria Cardeira Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes:
a) Desenvolvam competências teóricas e metodológicas com vista à definição fundamentada de um problema de pesquisa, e desenho e escrita de uma tese na área de especialidade em Ritual, Performance e Religião.
b) Elaborem (uma primeira versão) da revisão da literatura disponível relacionada com o problema de pesquisa esboçado;
c) Adquiram capacidade de integrar, de forma sustentada e crítica, os seus problemas de pesquisa nos principais debates e perspectivas analíticas que caracterizam esta área de estudo.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Os estudantes devem progredir na elaboração de um projecto de investigação conducente a uma tese de doutoramento em Ritual, Performance e Religião. Este processo é acompanhado por todos os orientadores/investigadores envolvidos e participado pelos estudantes do curso. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens teórico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos.
Haverá sessões periódicas para apresentação/discussão de work in progress, que serão organizadas em função desta área de especialização e dos temas dos projectos dos doutorandos.
Perspectivas analíticas específicas serão fornecidas no âmbito das orientações tutoriais.
Bibliografia
Bloch, M. (1989), Ritual, History, and Power: Selected Papers in Anthropology, London, Athole press
Comaroff, J.L., Comaroff, J. (eds) (1993) Modernity and its Malcontents: Ritual and Power in Postcolonial Africa, Chicago, Chicago University Press
Denzin, Nornam K e Lincoln, Yvonna S. (eds) (1994) Handbook of Qualitative Research, London, Sage
Lambeck, M. (ed) (2006) A reader in the Anthropology of Religion, UK, Blackwell Publishing
Turner, V. (1986) The Anthropology of Performance, New York, PAJ Publications
Método de ensino
Transmissão de competências metodológicas em aula (problematização, planeamento da investigação, tipos de instrumentos e cenários para a sua gestão e concretização); orientação tutorial, actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, crítica intersubjectiva e exposição clara de conhecimentos.
Organização de workshops com a participação de investigadores convidados nas áreas de estudo próximas dos projectos dos doutorandos.
Método de avaliação
Participação dos estudantes nas diferentes actividades e apresentação do esboço final do projecto de tese.