
Seminário de Especialidade em Comunicação e Artes - 2. semestre
Código
7320103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Paulo Filipe Monteiro
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Desenvolver e debater os fundamentos das teorias da arte, na sua diversidade e conflitualidade
2. Compreender a arte como problemática da comunicação
3. Aprofundar temáticas das futuras teses de doutoramento
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Arte e experiência
2. Sociologias da arte, suas virtualidades e limites
3. Fenomenologias da arte
4. A condição crítica
5. Modernismo e modernidade
6. Jogar ou não jogar o jogo da comunicação
7. As musas
8. Tópicos para desenvolvimento de uma investigação de excelência
Bibliografia
Paulo Filipe Monteiro, Os Outros da Arte, Oeiras, Celta, 1996
Theodor Adorno, Teoria Estética, Lisboa, Edições 70, 1982 (1970)
Rainer Roschlitz (org.), Théories esthétiques après Adorno, Arles, Actes Sud, 1990
Hal Foster, Rosalind Krauss, Yve-Alain Bois & Benjamin H. D. Buchloh (orgs), Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism, Londres, Thames & Hudson, 2005.
Gill Perry & Paul Wood (orgs.), Themes in Contemporary Art (Art of the 20th Century), Yale University Press, 2004.
Peter Howard Selz & Kristine Stiles (orgs), Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists´ Writings, Berkeley, University of California Press, 1996.
Jean Robertson & Craig McDaniel, Themes of Contemporary Art: Visual Art After 1980, Oxford, Oxford University Press, 2004.
Martha Buskirk, The Contingent Object of Contemporary Art, Mass., MIT, 2005.
Método de ensino
Exposição e discussão de temas a partir da análise de textos (fontes primárias e bibliografia crítica),incentivando a discussão na aula. As exposições obrigatórias enriquecem o seminário com a introdução de diferentes casos e perspetivas sobre a relação entre os textos fundadores e os seus agenciamentos atuais. Dado os estudantes terem já definido os temas das suas futuras teses, algumas aulas focam-se nesses temas, eventualmente convidando outros professores.
Método de avaliação
Participação nas discussões sobre os textos de apoio apresentados em aula e realização de um trabalho final, desdobrado em três fases: entrega de um projeto escrito, com indicação do plano de trabalho e respetiva bibliografia (20%); apresentação oral de 20 a 30 minutos, em aula, e respetiva discussão (30%); o ensaio final (50%).