
Seminário de Especialidade em Ciências Musicais Históricas - 2. semestre
Código
73202102
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Rui Vieira Nery
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento avançado sobre principais problemáticas envolvidas no pensamento sobre a experiência estética musical, nos diversos planos da sua fenomenologia e da sua concretização audível. A compreensão deste fenómeno é colocada em conexão com a especificidade do projecto de dissertação do doutorando, sendo determinante para o seu aprofundamento;
b) Aprofundar a compreensão dos diversos tipos de relação entre música, estética e literatura e desenvolver a capacidade de problematizar e argumentar aspectos relevantes nestes domínios interdisciplinares;
c) Desenvolver a compreensão do acto performativo enquanto subida à visibilidade da obra e lugar de múltiplas escolhas; dinamizar a sensibilidade em relação à força evocadora da obra instrumental ou poético-musical e à criação de leituras do seu mundo arquetípico;
d) Promover a apreensão de processos e relações intertextuais no plano poético, musical e pictórico entre obras afins dentro de determinada paisagem cultural da História da Música;
e) Desenvolver aptidões de comunicação oral e escrita na área de especialização, de acordo com padrões académicos de excelência e aprofundar a capacidade de conceber e executar uma investigação original, bem sustentada e fecunda no plano intelectual e de sensibilidade artística.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Módulo A Encontros com a obra na performance musical: dimensões estéticas, expressivas, comunicativas e éticas.
1. A experiência estética. Problemáticas: corpo, consciência e tempo vivido; eloquência dos materiais e percepção; apreensão da forma viva enquanto inauguração de mundo; o acontecimento inefável: encontro imediato com as dimensões expressivas da obra; apreensão das suas categorias estéticas; acordo das faculdades; interpretação dos valores; prazer de sonhar;
2. A performance musical como subida à visibilidade da obra e como gesto; intimidade e expansividade; a comunidade possível;
3. Abordagem fenomenológica do gesto musical em performances de Hélène Grimaud, Yuja Wang, Sakamoto, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester, Mário Laginha, Jessye Norman, Fischer-Diskau, Sandrine Piau, Yo Yo Ma, Simon Rattle, Thomas Hengelbrock, Michel Corboz.
Módulo B - Palavra e música : mimesis, correspondências, evocações, tensões
1. Abordagem interdisciplinar aprofundada de música vocal e de obras instrumentais com referências literárias ou míticas. A abordagem analítica é sustentada no plano teórico, estético, arquetípico e expressivo;
2. Interpretação aprofundada de dois mitos e de sua expressão musical: Gluck, Orphée et Eurydice de Gluck, ópera dansada (Pina Bausch, Thomas Hengelbrock, Ballet de lOpéra National de Paris) e Debussy, Sirènes ( Esa Pekka-Salonen, Los Angeles Philarmonia);
3.Estudos avançados dos mundos estéticos, literários, expressivos do repertório em causa;
4. Aprofundamento crítico de aspectos teóricos sobre a problemática da significação em música e reflexão sobre conceitos: transposição, analogia, correspondência, afinidade, metáfora.
Bibliografia
Temática A
Brelet, G.( 1951), Linterprétation créatrice. Essai sur lexécution musicale. Paris: PUF.
Dufrenne,M. (1967) Phénoménologie de lexpérience esthétique. Paris: PUF.
Herr, S. (2009). Geste de la voix et theâtre du corps. Paris: LHarmattan.
Ingarden, R. (1986) The Work of Music and the Problem of its Identity. UCP.
Langer, S. (1957) Living Form, in Problems of Art. New York: Scribners Sons.
Renaud,I. (1985), Communication et expression chez Merleau-Ponty. Lisboa: UNL.
Temática B
Agawu, K. (1999). Theory and Practice in the Analysis of the Nineteenth-Century Lied, in Music Analysis, XI,1, 3- 36.
Barthes, R.(1982), Écoute; Le grain de la voix; La musique, la voix, la langue, in Lobvie et lobtus. Essais critiques III. Paris: Seuil, 217-228; 236-245; 246 252.
Bernac, P. (1978). The interpretation of French mélodies, in The Interpretation of French Song. New York: The Norton Library.
Bergeron, K. (2010). LArt de dire, or Language in Performance, in Voice Lessons. French mélodie in the Belle Époque. Oxford: OUP, 183-254.
Kramer, L.(2002) Signs taken for Wonders. Word, Music and Performativity, in Word and Music Studies, eds. S. Lodato, W. Bernhart. Amsterdam: Rodopi, 4, 35-47.
Prieto, Eric, Metaphor and Methodology in Word and Music Studies, in Word and Music Studies, eds. S. Lodato, W.Bernhart. Amsterdam: Rodopi, 2002, 4, pp.49 -67.
Método de ensino
Exposição teórica e trabalho prático (50% cada). Apresentações de análises poético-musicais/comentários a textos teóricos pelos doutorandos, seguida de sua discussão colectiva. Estes trabalhos são adaptados ao perfil dos doutorandos e ao âmbito do seu projecto de tese. Audição e crítica comparativa de performances da mesma obra. Construção de discursos de nível académico sobre o gesto performativo a partir de apresentações em vídeo nos domínios do piano, voz, violoncelo, direcção orquestral e coral. Reflexão sobre o discurso sobre música de intérpretes.
Método de avaliação
Apresentações orais e participação na discussão (60%) Um ensaio escrito, sobre um tópico do interesse do doutorando, dentro do programa proposto, ou análogo (40%).