Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Prática Instrumental ou Vocal I

Código

73202109

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

- ser capaz de compreender a importância da perspetiva analítica e portanto da consistência percecional da interpretação musical;
- compreender a relação existente entre a notação e a diversidade de interpretações que dão existência a uma obra musical;
- adquirir a consciência de quer a análise musical e a interpretação devem ser entendidas como modos interligados de conhecimento musical, e que devem ser desenvolvidas simultânea e interactivamente;
- ser capaz de compreender a relação entre a notação musical e tradições orais na interpretação;
- ser capaz de operar musicalmente o conhecimento de factos biográficos, históricos e sociais;
- ser capaz de compreender e operar musicalmente com as diversas referências a figuras reais ou imaginárias que existem na mitologia pessoal do compositor;
- ser capaz de desenvolver competências técnicas no contexto do conhecimento científico.

Pré-requisitos

N.A.

Conteúdo

Esta unidade é dada por cada professor de instrumento ou voz, individualmente a cada aluno inscrito, conforme a sua área de competência: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, cravo, órgão, canto, etc.. Os conteúdos programáticos são definidos por cada um dos professores em questão. Como exemplo um programa de piano:
O Piano na obra de Robert Schumann
1. O compositor e a sua obra: aspetos analítico-interpretativos do repertório
- perspetiva comparada sobre o piano nos diversos géneros musicais abordados pelo compositor: piano solista, música de câmara, lied, obras para piano e orquestra
-a abordagem da diversidade estrutural do compositor: peças de caráter, música programática, música absoluta
- a fusão de ideias literárias com ideias musicais: Eusebius and Florestan; Johannes Kreisler e E.T. Hofman; Schumann, o crítico
2. Problemas de interpretação em Robert Schumann
- a representação musical dos estados emocionais
- a variedade de texturas
- o lirismo melódico

Bibliografia

B.R. Appel: Robert Schumanns “Album für die Jugend (Zurich and Mainz, 1998)
H.J. Bracht: “Schumanns “Papillons” und die Ästhetik der Frühromantik”, AMw, I (1993), 71-84
D.Crisp: “The Kreisleriana of Robert Schumann and E.T.A Hofmann: Some Musical and Literary Parallels”, Musicology Australia, xvi (1993), 3-18
J. Daverio: Nineteenth-Century Music and the German Romantic Ideology (New York, 1993)
S. Downes: “Kierkegaard, a Kiss, and Schumann’s Fantasie”, 19CM, xxii (1998-9), 268-80
B. Hoeckner: “Schumann and Romantic Distance”, JAMS, I (1997), 55-132
E.F. Jensen: “ExplicatingJean-Paul: Schumann’s Program for Papillons, op. 2”, 19CM, xxii, (1998-9), 127-243
L. Kramer: “Carnaval, Cross-Dressing, and the Woman in the Mirror”, Musicology and Difference: gender ans Sexuality in Music Scholarship, ed. R.A Solie (Berkeley and Los Angeles, 1993), 305-25
N. Marston: “”Im Legendenton”: Schumann’s “Unsung Voice””, 19CM, xvi (1992-3), 227-41

Método de ensino

O ponto de partida consiste em investigar e aprofundar o conhecimento científico da personalidade artística de Robert Schumann. Cada estudante escolhe (de acordo com o docente) um conjunto de obras adequadas a aspetos selecionados entre os conteúdos da unidade curricular. Estas obras são discutidas de acordo com características obtidas através da análise musical.
As obras são trabalhadas individualmente, e cada aluno dispõe de acompanhamento semanal por parte do docente. São realizadas apresentações e discussões coletivas em torno dos aspetos teóricos e conceptuais abordados.

Método de avaliação

A avaliação resulta do desempenho de cada estudante ao longo da realização da unidade curricular.

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