
Prática Instrumental ou Vocal II
Código
73202113
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conceber e preparar um programa musical baseado num projeto artístico, visando um tema específico, diretamente relacionado com a preparação de uma dissertação teórica, que pode focar-se em aspetos interpretativos, técnicos ou organológicos. Fomentar a constante atualização e evolução do conhecimento de diferentes linguagens musicais, e a investigação específica sobre o instrumento e sobre aspetos técnicos e interpretativos.
Desenvolver capacidades de expressão dramática e artística, associada ao estudo e à incorporação do gesto psicológico requerido pela expressão musical.
Desenvolver capacidades de pesquisa em aspetos técnicos relacionados com a performance e com as características organológicas do instrumento.
Pré-requisitos
N.A.
Conteúdo
Esta unidade é dada por cada professor de instrumento ou voz, individualmente a cada aluno inscrito, conforme a sua área de competência: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, cravo, órgão, canto, etc.. Os conteúdos programáticos são definidos por cada um dos professores em questão. Como exemplo um programa de metais:
Estudo e acompanhamento do projeto interpretativo ao longo da sua construção e realização.
Reflexão sobre as diferentes orientações técnicas e estéticas implícitas em cada obra.
Capacidade de produzir um discurso teórico, técnico e/ou estético, sobre as opções tomadas.
Bibliografia
Dahlqvist, R., The Keyed Trumpet and its Greatest Virtuoso, Anton Weidinger, London: The Brass Press, Brass Research Series, nº 1, 1980
Dauprat, Louis François, Method for Cor Alto and Cor Basse, San Diego: Birdalone Music, 1994
Farkas, Philip, The Art of French Horn Playing, Evanston: Summy-Birchard, 1956
Frederiksen, Brian. Arnold Jacobs, Song and Wind: Windsong Press, 1996
Lafosse, André, Traité de Pédagogie du Trombone a Coulisse, Paris: Alphonse Leduc, 1995
Fischer, Henry, Renaissance Sackbut and its Use Today, New York: Metropolitan Museum of Art, 1984
Lopes-Graça. Fernando, A Música Portuguesa e os seus Problemas, vol. I, II e III, Lisboa: Cosmos, 1973
Wick, Denis, trombone Technique, Oxford: Oxford University Press, 1984
Método de ensino
Realização de aulas individuais, masterclasses, ensaios e trabalhos escritos sobre as obras e os temas propostos.
Problematização e debate sobre todas as questões suscitadas.
Método de avaliação
Avaliação contínua.
Apresentação musical.