Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Dramaturgia Musical e Encenação

Código

73202119

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

- Proporcionar o treino prático, a ligação entre teoria e prática na gestão, produção, interpretação e difusão do
espectáculo músico-teatral, dando especial atenção à sustentabilidade do emprego artístico local e à
formação de novos públicos.
- Testar os instrumentos de análise músico-dramatúrgica e as estratégias através das quais o papel
estruturante da música se manifesta.
- Testar e experimentar, numa perspectiva de pesquisa e inovação, as possibilidades proporcionadas pelas
novas tecnologias.
- Testar as competências de trabalho em equipa.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

- Participação na produção de espectáculos, no âmbito de workshops, de preferência em colaboração com
organismos de produção artística. Particular incidência na ópera e géneros afins (“Singspiel”, opereta, ópera
cómica e “musical”).
- Atribuição de tarefas diferenciadas aos estudantes, consoante as competências a pretendem desenvolver:
produção, performance, encenação, escrita músico-teatral (texto e/ou música, componentes sonoras),
divulgação, avaliação do sócio-cultural e públicos-alvo, estratégia de programação, gestão de recursos.
- Acompanhamento durante um semestre das diferentes fases de produção de um espectáculo.
- Trabalho prático de pesquisa dramatúrgica e de elaboração conceptual.
- Trabalho prático na escrita de textos vocais-cénicos em língua portuguesa ou na sua adaptação para
português. Testar a “palavra cénica” em português e os problemas de prosódia e fonética.
- Elaboração de estratégias de comunicação social para a abertura à comunidade e a captação de novos
públicos.

Bibliografia

Agid, Phillipe / Tarondeau, J. (2010), The Management of Opera: An International Comparative Study, London, Palgrave Macmillan.
Adorno, Theodor W. (2006), Towards a Theory of Musical Reproduction, Cambridge, Polity Press.
Kaye, Deena / LeBrecht, J. (2009), Sound and Music for the Theatre: The Art & Technique of Design, 3d Ed.,
Amsterdam, Elsevier / Focal Press.
Kenrick, John (2008), Musical Theatre: a History, New York, Continuum.
Levin, D. J. (2010), Unsettling Opera: Staging Mozart, Verdi, Wagner, and Zemlinsky, Chicago, University of
Chicago Press.
Miller, J. (1986), Subsequent Performances, London, Faber and Faber.
Parker, R. (2006), Remaking the Song: Operatic Visions and Re-Visions from Handel to Berio, Berkeley:
University of California Press.
Ribeiro, Paula (2002), Hystérie et Mise en Abîme: le drame lyrique au début du XXème siècle, Paris:
L’Harmattan.
Vieira de Carvalho, M. (2005), “Por lo impossible andamos”: A ópera como teatro de Gil Vicente a
Stockhausen, Porto, Âmbar.

Método de ensino

Consoante o perfil de cada estudante e as respectivas expectativas de especialização ser-lhes-ão distribuídas
tarefas diferenciadas, também avaliadas de acordo com a sua especificidade.
A unidade curricular testa a ligação entre teoria e prática através da participação de cada um, com a sua
competência específica, no trabalho da equipa no seu todo.
A metodologia indicada permitirá que a aprendizagem activa combine os tópicos mais ligados à prática
músico-teatral – encenação e performance, composição e escrita músico-teatral (os quais carecem de treino através de workshops) – com as dimensões de natureza mais marcadamente teórica: investigação
históricoantropológica, análise músico-dramatúrgica, estratégias de gestão e programação, etc.
Nos workshops testam-se e treinam-se, não só as competências específicas individuais, mas também as
competências de trabalho em equipa.

Método de avaliação

Cursos