
Seminário de Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território - 2. semestre
Código
73204103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Margarida Pereira
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar o panorama atual da teoria do planeamento;
b) Discutir problemas contemporâneos do ordenamento do território e as orientações para a intervenção;
c) Interpretar os conflitos territoriais inerentes à disputa pelo território;
d) Avaliar políticas urbanas na cidade alargada;
e) Discutir a operacionalização do conceito de coesão territorial em diferentes contextos;
f) Aprofundar o conceito de governança multi-nível e os desafios à sua operacionalização;
g) Avaliar políticas públicas territoriais ao nível da concepção, dos resultados e dos impactes;
h) Estruturar um pensamento crítico sobre o ordenamento do território e os seus instrumentos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Teoria do Planeamento: diferentes abordagens
2) Problemas complexos em planeamento territorial: da formulação à gestão
3) Atores, interesses e conflitos territoriais
4) Políticas urbanas na cidade alargada
5) Sistemas urbanos e coesão territorial
6) Do Governo à Governança multi-nivel dos territórios
7) Avaliação de Políticas Públicas Territoriais.
Na primeira aula os alunos são questionados sobre os seus projetos de investigação, podendo os conteúdos sofrer ajustamentos em função desses interesses.
Bibliografia
Allmendinger, P. (2009). Planning Theory. Hampshire: PalgraveMacmillan.
Ansell, C. & Gash, A. (2008). Collaborative governance in theory and practice, Journal of Public Administration Research and Theory, 18 (4), 543-571.
Dijk, M.P. van (2006). Managing cities in developing countries. London: Elgar.
Farinós, J. (2009). Bases, métodos e instrumentos para el desarrollo y la cohesión territoriales.
Diagnóstico y propuestas para el debate y la acción. In J. Farinós et all. (coords). Cohesión e inteligencia territorial. Valencia: IIDL/PUV,17-62.
Friedman, G. (2010). The Next 100 Years: a forecast for the 21st Century. New York: Anchor Books.
Retaillé, D. (2011). Introduction à une géographie des conflits. Linformation Géograhique, 75, 6-22.
Rhodes, R. A. W. (1997). Understanding Governance. Buckingham:Open University.
Torre, A. & Wallett, F. (eds) (2014). Regional Development and Proximity Relations. London: Edward Elgar Publishing.
Método de ensino
- expositivo
- participativo
- tutorial
- trabalho de campo.
Método de avaliação
Os elementos de avaliação e o seu peso na nota final são apresentados aos alunos na primeira aula:
i) Recensão crítica de 3 artigos científicos [30%];
ii) Trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental resultantes de pesquisa autónoma [50%];
iii) Assiduidade (mínimo de 60% das aulas) e participação efetiva nas aulas [20%].