
Problemáticas em História - 1. semestre
Código
73205101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Amélia Aguiar de Andrade, Pedro Almeida Cardim
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
Pretende-se que os estudantes adquiram:
um conhecimento aprofundado sobre as principais problemáticas teórico-metodológicas da historiografia actual;
capacidade para escolher um sector de especialização, para planificar e para concretizar o trabalho exigido pela unidade curricular, bem como para utilizar essas competências na preparação da investigação da sua tese;
capacidade para ser criativo(a) no desenvolvimento de ideias e na prossecução dos objectivos da investigação;
capacidade para tirar partido das principais oportunidades de investigação colaborativa, à escala internacional, no campo das ciências sociais e das humanidades;
capacidade para contribuir para o avanço do conhecimento através da investigação.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
-Apresentação da UC e das UIs da FCSH em História e Arqueologia: IEM, CHAM & IHC;
-Avaliação: tutorias e problemáticas centrais das teses;
-Wim Blockmans (Univ. Leiden), Opportunities of the European Research Council Global Assessment ;
-Wim Blockmans (Univ. Leiden), Conferência IEM: Emergence and Erosion of Citizens Political Participation in Medieval Europe;
-Painel de discussão 1: José Pedro Paiva (Univ. de Coimbra), A renovação da história religiosa;
-Preparação da visita à exposição \"Lembranças da Exposição de 1940\";
-Visita à exposição \"Lembranças da Exposição de 1940\", Padrão dos Descobrimentos;
-Painel de doutorandos: apresentação da problemática central das teses;
Painel de discussão 2: Problemáticas - Hist. Antiga, de Portugal, Arqueologia e Arquivística;
-Painel de discussão 3: Cultura material. Problemáticas e linhas de investigação;
-Painel de discussão 4: Ritual. Problemáticas e linhas de investigação;
-Balanço e ponto da situação dos trabalho.
Bibliografia
Indicada em cada sessão.
Método de ensino
- Sessões magistrais;
- Visitas de estudo;
- Painéis de discussão;
- Actividades científicas paralelas;
- Orientação tutorial.
Ensino presencial
Método de avaliação
1. Cada estudante realizará os seguintes elementos de avaliação:
1.1. Três relatórios de conferências realizadas no âmbito das Unidades de Investigação da FCSH-UNL (duas delas proferidas por oradores não-portugueses).
1.2. Um ensaio sobre um ou mais conceitos teóricos nodais da tese de doutoramento que pretende desenvolver.
2. Cada relatório terá entre 7.000 a 8.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé.
3. O ensaio terá entre 30.000-40.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé e excluindo a bibliografia.
4. Os elementos de avaliação terão de ser entregues aos docentes responsáveis pela unidade curricular, por correio electrónico, até às 24h de 2 de Janeiro de 2017 e, em formato impresso, no secretariado do Departamento de História, até ao dia 3 de Janeiro de 2017.
5. O ensaio representará 80% da avaliação final do estudante. Os restantes 20% corresponderão aos três relatórios de conferências.