
Seminário de Especialidade em Elites e Comportamentos Políticos - 2. semestre
Código
73207104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
10
Professor responsável
Marco Lisi
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
O Seminário visa consolidar as competências e os conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos pelos estudantes, aprofundando-os e aplicando-os na área temática de especialização. No final, os estudantes devem estar aptos a elaborar um ensaio que inclua (i) uma sólida fundamentação do quadro conceptual e das hipóteses explicativas do projeto de tese, e (II) uma revisão crítica da literatura especializada sobre o tema. Este ensaio será depois incorporado, integral ou parcialmente, no Trabalho Final do Curso de Doutoramento, a ser discutido por um júri em provas públicas.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Atendendo à orientação tutorial prevalecente no Seminário, os conteúdos programáticos são flexíveis, sendo ajustados aos propósitos específicos de investigação dos estudantes. Habitualmente, três grandes temas são apresentados e discutidos nas sessões conjuntas com todos os estudantes inscritos no Seminário: (i) a transformação das elites nas sociedades contemporâneas; (ii) as novas tendências na participação cívica (comportamento eleitoral, modos de protesto ); e (iii) as suas implicações no funcionamento e na qualidade das democracias.
Bibliografia
Alcántara, Manuel (2012), EL OFICIO DE POLITICO, Madrid, Editorial Tecnos.
Dalton, Russell J., and Hans-Dieter Klingemann, eds. (2007), THE OXFORD HANDBOOK OF POLITICAL BEHAVIOR, Oxford & New York, OUP.
Genieys, William (2011), SOCIOLOGIE POLITIQUE DES ÉLITES, Paris, Armand Colin.
Immerfall, Stefan, and Göran Therborn, eds. (2010), HANDBOOK OF EUROPEAN SOCIETIES: SOCIAL TRANSFORMATIONS IN THE 21st CENTURY, New York & London, Springer.
Klingemann, Hans-Dieter, ed. (2012), THE COMPARATIVE STUDY OF ELECTORAL SYSTEMS, Oxford, OUP.
Rokkan, Stein (1999), STATE FORMATION, NATION-BUILDING, AND MASS POLITICS IN EUROPE, Oxford, OUP.
Método de ensino
A par de algumas sessões para discussão de temas genéricos, os estudantes têm uma orientação tutorial individual, beneficiando assim de um acompanhamento direto do seu trabalho em encontros regulares com o docente.
Método de avaliação
A avaliação é baseada num ensaio escrito (15-20 páginas).