Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Investigação em Ciência Política

Código

73207106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

10

Horas semanais

-

Língua de ensino

Português-Inglês

Objectivos

Integrar os doutorandos em projetos de investigação em curso, contribuindo assim para o aperfeiçoamento das suas competências metodológicas e aptidões técnicas no trabalho de pesquisa, tanto de natureza quantitativa como qualitativa.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Os trabalhos de pesquisa (bibliográfica, documental e/ou de dados) a desenvolver pelos doutorandos incidirão sobre dois temas essenciais: (i) Estado, sociedade civil e democracia; (ii) padrões de recrutamento das elites políticas. Os conteúdos programáticos identificados, que constituem temas actuais e relevantes na área da ciência política, são o fulcro de dois projetos de investigação financiados pela FCT, coordenados pelo docente responsável pelo Seminário.

Bibliografia

• Almeida, P. Tavares de, et al., coord. (2012), “Société civil et démocratie en Europe du Sud”, nº temático de PÔLE SUD: Revue de science politique de l’Europe méridionale, Montpellier, nº 37.
• Almeida, P. Tavares de, and A. Costa Pinto (2012), EXPERT AND NON-PARTISAN MINISTERS IN PORTUGUESE DEMOCRACY, working paper apresentado no XXII World Congress of Political Science, Madrid, 8-12 July 2012.
• Dowding, Keith, and Patrick Dumont, eds. (2008), THE SELECTION OF MINISTERS IN EUROPE, London & New York, Routledge.
• Maloney, W.A., and J.W. van Deth (2008), CIVIL SOCIETY AND GOVERNANCE IN EUROPE, London, Edward Elgar Publ..

Método de ensino

No decurso das sessões procede-se à apresentação e discussão quer das hipóteses de trabalho e dos resultados já alcançados nos dois projetos de investigação mencionados, quer dos relatórios de progresso das pesquisas bibliográficas e empíricas realizadas pelos doutorandos no âmbito da unidade curricular.

Método de avaliação

A avaliação consiste num ensaio individual (máx. 15 pág.), que pode ser tanto um trabalho de revisão crítica da bibliografia, como uma pesquisa original baseada em fontes primárias. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nas últimas sessões da unidade curricular. A assiduidade dos estudantes e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas serão um elemento de ponderação nas notas finais.

Cursos