Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Investigação em Estudos Urbanos - 1. semestre

Código

73217144

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

João Pedro Nunes, Jorge Ricardo Ferreira

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Apresentar algumas metodologias de investigação em contexto urbano, escolhendo casos concretos que estimulem a compreensão da diversidade dos olhares disciplinares.
2) Sensibilizar os estudantes para as múltiplas metodologias e técnicas de investigação urbana, qualitativas, quantitativas, observacionais, documentais relacionadas com diferentes perspectivas disciplinares, nomeadamente, da antropologia, da sociologia, da história, da geografia e do urbanismo;
3) Saber usar métodos provenientes de diferentes disciplinas na análise dos temas urbanos;
4) Promover a reflexão crítica e estimular a criatividade na escolha das fontes e métodos de investigação; a diversidade de espaços, de temporalidades, de escalas de observação e de análise, são alguns dos tópicos centrais;
5) Incentivar e treinar o exercício da prática de investigação urbana aberta, através da compreensão da multidimensionalidade das realidades urbanas e também da utilização de diferentes técnicas de pesquisa.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

O programa organiza-se em quatro módulos complementares que sintetizam metodologias próprias de investigação urbana. A etnografia, a análise quantitativa de dados, a análise de fontes históricas e a cartografia/SIGS em diálogo com o desenho urbano, constituem formas diferentes de abordar a cidade e o urbano, que se complementam e que enriquecem a prática do projecto urbano, naturalmente interdisciplinar.
Resumidamente, os pontos a trabalhar são:
1. A cidade da etnografia (o terreno; o acesso; observação e entrevista; descrição e significado; lugares, situações, redes e circuitos);
2. A cidade em números (objecto, método e conceitos básicos em estatística; análise descritiva univariada de variáveis qualitativas e variáveis quantitativas; Análise descritiva bivariada; leitura crítica de relatórios de análise de dados)
3. Cartografia urbana e SIGS; práticas de desenho urbano;
4. A cidade em arquivo (fontes históricas e prática de arquivo). Questões éticas e deontológicas.

Bibliografia

Agier, Michel, 2009 Esquisses d’une anthropologie de la ville. Lieux, situations, mouvements, Louvain-la-Neuve: Bruylant-Academia (em 2010 edição em português do Brasil;
Bryman, A. e D. Cramer (2003). Análise de Dados em Ciências Sociais, Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows, Oeiras, Celta Editora, 3ª Edição, 2003.
Maroco, J. e R. Bispo (2003) Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Climepsi Editores.
Pujadas, Joan J.; Dolors Comas d’Argemir; Jordi Roca i Girona, 2010 Etnografia, Barcelona: Editorial UOC.
Reis, E. (1998). Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 4ª ed.
Revel, Jacques (dir.) Jeux d´échelles. La micro-analyse à l´expérience (Hautes Etudes /Gallimard/Le Seuil,1996) .
Robinson, A. H., Elements of Cartography, 6ª. Ed., Nova Iorque, John Wiley and Sons, 1995, pp315-423.
Wood, D., Making Maps: A Visual Guide to Map Design for GIS, Londres, The Guilford Press, 2005, pp 56-108.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas, baseadas na exposição dos conteúdos programáticos e seminário de apresentação e discussão de casos empíricos relacionados com cada módulo. Para além das aulas, da leitura da bibliografia do programa, cada estudante desenvolverá um exercício prático, com acompanhamento tutorial,onde desenvolverá a metodologia de um micro-projecto de investigação, utilizando de forma criativa algumas das diferentes técnicas de investigação e metodologias aprendidas.

Método de avaliação

A avaliação do estudante será o somatório de actividades diferentes de acompanhamento activo das aulas (20%), de discussão de temas e casos apresentados (30%), do relatório final com base no exercício metodológico prático e sua discussão com os docentes (50%).

Cursos