Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em História e Teoria dos Paradigmas - 2. semestre

Código

73219102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

João Luís Lisboa

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender as ideias como criação, apropriação e transformação dos homens.
b) Relacionar ideias, representações e doutrinas.
c) Problematizar modelos de compreensão do real, entendidos historicamente.
d) Problematizar os conceitos em que se fundamentam os paradigmas.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Com a premissa de que os conteúdos a explorar devem estar relacionados com a pesquisa que os doutorandos desenvolvem, definem-se os seguintes tópicos:

a) Conceitos, ideias e tempo: a construção histórica dos paradigmas;
b) Ciência, conhecimento e sociedade;
c) Doutrina e controvérsia.
d) Tradução, interpretação, apropriação e suportes das ideias.
e) ideias e sua expressão material.

Bibliografia

BERNARDO, L. M. (2003): Linguagem e discurso. Uma hipótese hermenêutica sobre a Filosofia de Eric Weil, Lisboa, IN-CM.
BEVIR, M. (1999): The logic of the History of Ideas, Cambridge Univ. Press.
COOK J.W. & GLICKMANN L.B. & O´MALLEY (ed.) (2008): The cultural turn in U.S. History, Chicago/London, Univ. of Chicago Press.
KELLEY, D.R. (2002): The descent of Ideas. The history of intellectual history, Aldershot, Ashgate P.L.
LEVI-MONTALCINI, R. (2009): Cronologia di una scoperta, Milano, Baldini Castoldi Balai.
McMahon D.M & Moyn S. (ed.) (2014): Retinking modern European Intellectual History, Oxford Univ. Press.
PEREIRA, J. E. (2004): Percursos de História das Ideias, Lisboa, INCM.
SEWELL JR., W. H. (2005): Logics of History. Social theory and social transformation, , Chicago/London, The Univ. of Chicago Press.
SHAPIN, S. (1994): A social history of truth. Civility and Science in Seventeenth-Century England, Chicago/London, The Univ. of Chicago Press.

Método de ensino

Regime misto de Seminário e Orientação tutorial. Leitura, interpretação e comentário de textos. Análise e discussão de teses e problemas. Apresentação e discussão dos projectos de investigação.

Método de avaliação

Participação nas actividades do seminário (50%). Apresentação, discussão e debate dos projectos.(50%)

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