
Seminário da Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular - 2. semestre
Código
73221105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Carlos Ceia
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular nas suas diversas aplicações científicas;
- Dominar a investigação avançada em Teoria e Desenvolvimento Curricular, na sub-especialidade escolhida;
- Discutir e investigar temas específicos das teorias sobre o currículo e seu desenvolvimento na prática pedagógica
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Teoria e desenvolvimento curricular
a) Currículo, desenvolvimento curricular, níveis de decisão curricular.
b) Tipos de teorias curriculares (técnica, prática, crítica)
2. Disciplinas escolares
a) Conhecimento, ciência e conhecimento escolar.
b) Cultura escolar e disciplinas escolares
2. O currículo da especialidade: o ensino de Matemática, Ciências, Português, Línguas Estrangeiras, História e Filosofia. Questões particulares e problemáticas.
Bibliografia
- Ceia, C. (2013). Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages, and Linguistics Studies\". Sino-US English Teaching, 10, pp. 903-913. doi:ISSN 1539-8072; online: ISSN 1935-9675
- Jackson, P. W. (Ed.) (1992). Handbook of Research on Curriculum. New York: MacMillan.
- Goodlad, J. I., et al. (1979). Curriculum inquiry: the study of curriculum practice. New York: McGraw-Hill.
- Pacheco, J. A. (1996). Currículo: Teoria e praxis. Porto: Porto Editora.
- Silva, T. T. (2000). Teorias do currículo. Uma introdução crítica. Porto: PortoEditora.
Método de ensino
Aulas expositivas (60%) e práticas (40%), com recurso às tecnologias da informação e da comunicação, a bases de dados científicas e a recursos bibliotecários de apoio à investigação em ciências sociais e humanas. Ensino modular, em função do interesse científico dos doutorandos.
Método de avaliação
Apresentação de um ensaio de investigação dentro da matéria da especialidade