Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação

Código

73221106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Psicologia da Educação;
b) Compreender e distinguir as diferentes perspetivas teóricas de abordagem aos processos de ensino/aprendizagem
c) Identificar e analisar alguns dos fatores sociocognitivos e afetivos que condicionam o ensino e a aprendizagem.
d) Refletir analisar as práticas avaliativas dos professores, bem como os seus efeitos no comportamento dos alunos.
e) Adquirir capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Necessidades Educativas Especiais;
f) Adquirir capacidades de analisar criticamente, avaliar e desenvolver investigação no domínio da Psicologia e Educação

Pré-requisitos

Conteúdo

Módulo I
Componentes sociocognitivos e afetivos dos processos de aprendizagem
• Diferentes abordagens ao processo de ensino/aprendizagem
• Influência do contexto nos processos de ensino/aprendizagem
• Autoconceito e Autoestima
• Construção do autoconceito e da autoestima
• Relações entre autoconceito, autoestima e desempenho académico
• Motivação na educação
• Desenvolvimento da motivação para a aprendizagem.
• Algumas variáveis com influência na motivação para a aprendizagem

Módulo II
Avaliação e Aprendizagem
• Perspetivas de Avaliação
• As modalidades de avaliação e principais paradigmas da avaliação.
• Fases do Processo de Avaliação
Planificação: Competências, Objetivos e critérios de avaliação
Obtenção da Informação: Análise de alguns instrumentos de avaliação
Formulação dos Juízos de valor
A Tomada de Decisões

Módulo III
Necessidades educativas especiais
• Educação e a Diferença
• Intervenção e Investigação em Educação Especial
• A capacitação das famílias no processo de inclusão
• A Intervenção Precoce na Infância

Bibliografia

Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª Ed.).
Alexander, P. A., & Winne, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.).
Black, P. & Wiliam, D. (2009) Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21 (1), 5-3.
Black, P., Harrison, C., Lee, C., Marshall, B., & Wiliam, D. (2002). Working inside the black box.
Brophy, J. (2004). Motivating students to learn.
Florian Lani (Ed.) (2007). The SAGE handbook of special education.
Gaitas, S. & Morgado, J. (2010). Educação, Diferença e Psicologia, Análise Psicológica, 28(2), 359-375.
Jorro, A. (2000). L’enseignant et l’évaluation.
McMillan J. (2007). Classroom assessment.
Morgado, J. (2011) Qualidade e Educação Inclusiva. D. Rodrigues (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 109-124.
Morgado, J. (2004). Qualidade na Educação. Um desafio aos professores.
Pinto, A. I., Grande, C., Aguiar, C., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Pimentel, J. S., (2012). Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. Infants & YoungInfants & Young Children, 25(4), 1-13.
Woolfson, L.(2011).Educational Psychology: The impact of psychological research on education

Método de ensino

Nas aulas iremos utilizar principalmente metodologias activas, nomeadamente o Debate/Discussão de trabalhos resultantes de leituras de textos teóricos ou documentos autênticos sobre os diferentes conteúdos. Iremos ainda recorrer à Resolução de problemas em grupo e individualmente.

A abordagem desenvolvida procurará não só incentivar uma reflexão crítica e fundamentada dos estudantes sobre estas temáticas como também o contacto e apropriação de metodologias e instrumentos utilizados na caracterização destes constructos e na investigação.

Método de avaliação

1) Os alunos poderão escolher o módulo onde farão a avaliação presencial ou não presencial, (não pode ser no mesmo módulo) tendo para isso que avisar o professor responsável pelo módulo na primeira semana de aulas do respetivo módulo.

2) Avaliação Presencial:
“Apresentação oral e, ou discussão de um tópico/tema do módulo”. Ponderação 40%

3) Avaliação não Presencial:
“Recensão bibliográfica” (incide sobre um conjunto de documentos). Ponderação 60%

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