
Seminário da Especialidade de Psicologia e Educação
Código
73221106
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Psicologia da Educação;
b) Compreender e distinguir as diferentes perspetivas teóricas de abordagem aos processos de ensino/aprendizagem
c) Identificar e analisar alguns dos fatores sociocognitivos e afetivos que condicionam o ensino e a aprendizagem.
d) Refletir analisar as práticas avaliativas dos professores, bem como os seus efeitos no comportamento dos alunos.
e) Adquirir capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Necessidades Educativas Especiais;
f) Adquirir capacidades de analisar criticamente, avaliar e desenvolver investigação no domínio da Psicologia e Educação
Pré-requisitos
Conteúdo
Módulo I
Componentes sociocognitivos e afetivos dos processos de aprendizagem
Diferentes abordagens ao processo de ensino/aprendizagem
Influência do contexto nos processos de ensino/aprendizagem
Autoconceito e Autoestima
Construção do autoconceito e da autoestima
Relações entre autoconceito, autoestima e desempenho académico
Motivação na educação
Desenvolvimento da motivação para a aprendizagem.
Algumas variáveis com influência na motivação para a aprendizagem
Módulo II
Avaliação e Aprendizagem
Perspetivas de Avaliação
As modalidades de avaliação e principais paradigmas da avaliação.
Fases do Processo de Avaliação
Planificação: Competências, Objetivos e critérios de avaliação
Obtenção da Informação: Análise de alguns instrumentos de avaliação
Formulação dos Juízos de valor
A Tomada de Decisões
Módulo III
Necessidades educativas especiais
Educação e a Diferença
Intervenção e Investigação em Educação Especial
A capacitação das famílias no processo de inclusão
A Intervenção Precoce na Infância
Bibliografia
Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª Ed.).
Alexander, P. A., & Winne, P. H. (2006). Handbook of educational psychology (2nd ed.).
Black, P. & Wiliam, D. (2009) Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21 (1), 5-3.
Black, P., Harrison, C., Lee, C., Marshall, B., & Wiliam, D. (2002). Working inside the black box.
Brophy, J. (2004). Motivating students to learn.
Florian Lani (Ed.) (2007). The SAGE handbook of special education.
Gaitas, S. & Morgado, J. (2010). Educação, Diferença e Psicologia, Análise Psicológica, 28(2), 359-375.
Jorro, A. (2000). Lenseignant et lévaluation.
McMillan J. (2007). Classroom assessment.
Morgado, J. (2011) Qualidade e Educação Inclusiva. D. Rodrigues (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 109-124.
Morgado, J. (2004). Qualidade na Educação. Um desafio aos professores.
Pinto, A. I., Grande, C., Aguiar, C., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Pimentel, J. S., (2012). Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the Developmental Systems Model. Infants & YoungInfants & Young Children, 25(4), 1-13.
Woolfson, L.(2011).Educational Psychology: The impact of psychological research on education
Método de ensino
Nas aulas iremos utilizar principalmente metodologias activas, nomeadamente o Debate/Discussão de trabalhos resultantes de leituras de textos teóricos ou documentos autênticos sobre os diferentes conteúdos. Iremos ainda recorrer à Resolução de problemas em grupo e individualmente.
A abordagem desenvolvida procurará não só incentivar uma reflexão crítica e fundamentada dos estudantes sobre estas temáticas como também o contacto e apropriação de metodologias e instrumentos utilizados na caracterização destes constructos e na investigação.
Método de avaliação
1) Os alunos poderão escolher o módulo onde farão a avaliação presencial ou não presencial, (não pode ser no mesmo módulo) tendo para isso que avisar o professor responsável pelo módulo na primeira semana de aulas do respetivo módulo.
2) Avaliação Presencial:
Apresentação oral e, ou discussão de um tópico/tema do módulo. Ponderação 40%
3) Avaliação não Presencial:
Recensão bibliográfica (incide sobre um conjunto de documentos). Ponderação 60%