
Sociologia do Ambiente e Comunicação
Código
73224106
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
5
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo é abordar as dimensões sociais das questões ambientais e particularmente das alterações climáticas (acs). Abordar também as dimensões de carácter comunicacional das acs. Dar a conhecer as diferentes vertentes do trabalho científico desenvolvido nesta área articulando quadros teóricos e casos empíricos. Destacam-se: percepção do problema das acs e seus efeitos nos comportamentos sociais; construção do conhecimento científico e sua transferência para o senso comum; projecção mediática do tema e seu impacto na opinião pública; novas condições de aplicação de políticas públicas com incidência nas diversas escalas territoriais e considerando os processos de inovação legal neste campo; participação pública e processos de decisão em contextos de urgência e complexidade; desenvolver competências dos alunos sobre o papel das Ciências Sociais na compreensão das questões ambientais e acs; e providenciar instrumentos para aprofundar pesquisas autónomas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Ambiente, Ambientalismo e Sociedade - enquadramento histórico das questões ambientais
2. Sociologia do Ambiente (SA)- debates fundamentais: construtivismo / realismo; políticas do desenvolvimento / ecologia humana; modernização ecológica / limites do crescimento
3. Temas, problemas e pesquisas da SA face às alterações climáticas (ACs) - causas e impactos dos problemas ambientais e do risco; práticas e valores ambientais; participação cívica; controvérsias científicas
4. Ambiente e Comunicação globais - a comunicação no mundo moderno
5. Estudos de Media, Ambiente e ACs - inauguração e trânsito do tema das acs no espectro mediático
6. Políticas de Ambiente, ACs e Governança - reformas ambientais: enquadramento legal e institucional; sistemas de informação pública e modelos de participação; factores de mudança e de bloqueio
7. ACs e Sustentabilidade - conhecimento científico e comum; mobilização e tomada de decisão em contextos de urgência e complexidade.
Bibliografia
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Carvalho, A., et al,2013-Climate change research and policy in Portugal. WIREs Clim Change. doi: 10.1002/wcc.258
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas, seguidas de um debate com os alunos. A parte expositiva inclui uma abordagem teórica à temática da aula ao que se seguem exemplos de casos empíricos sobre o tema. O debate desafia os alunos a exercitar o que aprenderam, ensaiando, por exemplo, formas
e critérios para noticiar o problema das ACs (nomeadamente as COPs); ou processos de inquirição às populações; ou defesa de diferentes perspectivas supondo que representam diferentes sectores económicos e sociais face ao problema da adaptação às ACs. Para cada aula são previamente colocados na plataforma Moodle um Power Point e algumas referências bibliográficas sobre o tema em análise.
Método de avaliação
A avaliação é composta pela participação nas aulas (20%) e por um ensaio sobre uma das áreas do conteúdo programático tendo em conta os objectivos de investigação para a tese de doutoramento (80%). O docente acompanha e orienta a preparação destes ensaios. Todos os trabalhos são discutidos individualmente com os alunos.