
Antropologia Visual - 2. semestre
Código
711001017
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Catarina Alves Costa, Rodrigo Lacerda
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Abordar e definir o terreno dos usos da imagem em antropologia, estabelecendo relações com o documentário enquanto género cinematográfico, prática de investigação e produção de conhecimento na antropologia.
b) Reflectir sobre questões da autenticidade, representação e ética no uso da imagem.
c) Desenvolver o olhar cinematográfico e antropológico na investigação e produção de conhecimento na antropologia.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1) Contextualização histórica do uso da imagem na antropologia.
2) História do documentário.
3) Usos da imagem na antropologia em Portugal.
4) Abordagens e questões contemporâneas do cinema na antropologia.
5) Reflexão estético-ética do uso da imagem na antropologia.
Bibliografia
BANKS, Marcus, Howard Morphy (eds), 1999 (1997) Rethinking Visual Anthropology. New Haven, London: Yale University Press.
BANKS, Marcus, Jay Ruby (eds), 2011, Made to Be Seen. Perspectives on the History of Visual Anthropology. Chicago, London: The University of Chicago Press
BARNOW, Eric, 1993 [1974], Documentary. A History of Non-fiction Film. New York: Oxford University Press.
HOCKINGS, Paul (ed.), 1975, Principles of Visual Anthropology, The Hague: Mouton. MACDOUGALL, David, 1998, Transcultural Cinema. Princeton, NJ: Princeton University Press.
MACDOUGALL, David, 2006, The Corporeal Image. Film, ethnography and the senses. Princenton, NJ: Princeton University Press.
RIBEIRO, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado. Lisboa: Edições Afrontamento.
ROSE, Gillian, 2012, Visual Methodologies. An Introduction to Researching with Visual Materials, London, Thousand Oaks, California, New Delhi, Sage Publications.
Método de ensino
As aulas são constituídas por apresentação teórica de uma problemática específica, visionamento de filmes relativos a esta e participação dos alunos na discussão. A meio de semestre, os alunos deverão fazer uma apresentação na aula de um trabalho teórico-prático.
Método de avaliação
10 % participação e assiduidade
40% trabalho teórico-prático de fotografia (10% proposta escrita; 30% apresentação e discussão oral do trabalho)
50% ensaio final (5 páginas) escrito em casa + mini teste curto escrito na aula