
Economia da Informação - 2. semestre
Código
711011014
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Luís Oliveira Martins
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Explorar inter-relações entre Economia e Ciências da Comunicação.
b) Estudar os principais instrumentos de análise micro e macroeconómica e a sua aplicação em áreas como Economia dos Media, Economia das Telecomunicações, Economia Digital e Políticas Tecnológicas.
c) Compreender os comportamentos dos agentes económicos (empresas, consumidores, Estado...) que actuam nos mercados de comunicação social, telecomunicações e novos media.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Economia dos Meios de Comunicação Social;
2. Elementos de Economia e Gestão aplicados a empresas de Comunicação Social, Telecomunicações e Internet;
3. Crescimento Económico e Tecnologias da Informação/Comunicação;
4. Nova Economia e Sociedade da Informação.
Bibliografia
1. ALBARRAN, A., 2002, Media Economics - Understanding Markets, Industries and Concepts, 2nd ed., Iowa State Press.
2. ALEXANDER, A., OWERS, J., CARVETH, R., HOLLIFIELD, C.A., e GRECO, A.N., 2004, Media Economics - Theory and Practice, 3rd ed., LEA.
3. CROTEAU, D. e HOYNES, W., 2006, The Business of Media - Corporate Media and the Public Interest, 2nd ed., Pine Forge.
4. DOYLE, G., 2006, Understanding Media Economics, Sage.
5. DOYLE, G., 2002, Media Ownership, Sage.
Método de ensino
Abordagem teórico-prática (60%- 40%). Métodos pedagógicos de tipo expositivo, interrogativo e activo.
Método de avaliação
Uma prova escrita individual (50%);
Um trabalho de grupo, apresentado oralmente (50%);
A participação dos alunos nas aulas também será considerada.