
Retórica e Argumentação - 2. semestre
Código
711011041
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6
Professor responsável
Giovanni Damele, Marcin Lewinski
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português-Inglês
Objectivos
a) Obter informação relevante acerca da disciplina retórica como estudo dos métodos racionais e argumentativos de persuasão;
b) ter uma compreensão adequada da origem histórica da retórica, da dialética e da lógica entendidas como três disciplinas argumentativas com métodos específicos e tecnicas de raciocínio próprias, cujo objectivo é a persuasão racional;
c) Compreender as interpretações contemporâneas mais relevantes do estatuto e da função da argumentação e da retórica;
d) Definir o conceito lógico de argumento como dedução formalmente válida a partir de premissas dadas e algumas das suas principais figuras formais (modus ponens, modus tollens
.);
e) Avaliar, a partir de um ponto de vista crítico, a concepção formal e informal do raciocínio argumentativo, os seus limites empírico e contextuais;
f) Compreender e identificar falhas de raciocínio por meio da análise das falácias mais comuns.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
Introdução: as condições de possibilidade da retórica
1. Introdução à retórica e à argumentação: conceitos basilares;
2 .Argumentos formais;
4. Argumentos informais;
5. Falácias;
6. Figuras retóricas, situação retórica, auditório.
Bibliografia
ARISTOTELES, Retórica, IN-CM, 2005
PERELMAN, Chaïm, Lempire rhétorique. Rhétorique et argumentation (Vrin, 2002). Trad. portuguesa: O Império Retórico, Asa, 1993
PLANTIN, Christian, L´argumentation (Paris, Seuil, 1996). Trad. Portuguesa: A argumentação, Grácio Editor, 2011.
WESTON, Anthony, A Rulebook for Arguments (Hackett Publishing Company, 1986). Trad. Portuguesa: A arte de argumentar, Gradiva, 2005
Texts and further bibliography will be announced during class
Método de ensino
Exposição da matéria nas aulas teóricas (60%) e realização por parte dos alunos quer de exercícios, quer de apresentações orais de trabalho de grupo ou debates em torno de alguns temas nas aulas práticas (40%). Cada aluno fará um pequeno ensaio sobre um assunto previamente concordato com o professor.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Cada aluno será avaliado por um elemento escrito presencial (60%) e pelas apresentações práticas de grupo (40%).