Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semiótica - 1. e 2. semestre

Código

711011042

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Clara Nunes Correia, Clara Nunes Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica.
b) Identificar as principais correntes em que se desenvolveu este campo.
c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.
d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. De que falamos quando falamos de ‘semiótica’? Os conceitos de símbolo, de signo e de sistema. 
2. Semiótica e semiologia: a perspetiva estruturalista europeia: A língua como um sistema de signos; Signos linguísticos e signos não-linguísticos. 3. Sistemas linguísticos e não-linguísticos: as propostas de R. Barthes. 4. Questões de representação: as relações entre referência e sentido. 5. Percursos interpretativos: o que são e como se estabelecem.
6. Casos de estudo:
6.1. Análise dos discursos e dos textos; 6.2. Análise multimodal (a função das imagens).

Bibliografia

Barthes, Roland, [1967] 1971. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.

Eco, Umberto, (2015). Número Zero. Lisboa: Gradiva.

Eco, Umberto, (2016) Pape Satàn Aleppe. Crónicas de uma Sociedade Líquida. Lisboa: Relógio d’Água.
Petrilli, Susan & A. Ponzio (2007) Semiotics Today. From Global Semiotics to Semioethics, a Dialogic Response. Signs vol. 1: pp. 29-127.
Kress, G. & T. van Leeuwen, (1996). Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.
Nöth, Winfried. 1995. Handbook of Semiotics. Bloomington / Indianapolis: Indiana University.
Peirce, C. S. (1931-1958). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. C. Hartshorne, P. Weiss, & A. Burks. (orgs) 1940. Cambridge: Harvard University Press.

Método de ensino

A UC caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada, entre aulas práticas e aulas de exposição (teóricas).
Ensino presencial.

Método de avaliação

Dois trabalhos escritos presenciais obrigatórios ¬ 80% – (40% cada); trabalho autónomo (não obrigatório) – 20%.

Cursos