
Desenvolvimento Sustentável - 2. semestre
Código
711041007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Firmino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as relações de interdependência entre os ambientes físico e humano;
b) Discutir o conceito de Desenvolvimento Sustentável;
c) Reconhecer a diversidade de abordagens disciplinares e a sua aplicação no âmbito social, económico e ambiental;
d) Conhecer e respeitar os princípios éticos e os valores ambientais;
e) Compreender os processos e os mecanismos de mudança;
f) Explicar os conflitos de paradigmas;
g) Avaliar de forma crítica o Direito do Ambiente;
h) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os diferentes comportamentos sociais;
i) Analisar a diversidade de perspectivas e de técnicas utilizadas na arquitectura ecológica e energias alternativas;
j) Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1) Sinopse evolutiva do conceito de Desenvolvimento
2) Definição de Desenvolvimento Sustentável
3) Indicadores e ferramentas de medição da sustentabilidade: a Pégada Ecológica
4) Conflito de Paradigmas nos domínios: Político, Económico, Sócio-Cultural e Científico
5) Ética Ambiental
6) Direito do Ambiente e Ordenamento do Território
7) Arquitetura e Paisagem: a arte do design ecológico
8) As Energias Alternativas
9) Educação Ambiental: alguns exemplos de sensibilização da sociedade
10) O Homem e o mito: o despertar duma consciência global.
Bibliografia
Geographies of Global Change (412-425). Hoboken, NJ: Wiley.
Cardoso, S. (2013). Paradoxo: aumento do PIB e declíneo da felicidade. Rio de Janeiro:Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
Firmino, A. (2004). A Casa Ecológica: inovação e desenvolvimento sustentável. GeoInova, 10, 101-113.
Lamberton, G. (2005). Sustainable Sufficiency - an internally consistent version of sustainability. Sustainable Development,13, 53-68. Acedido julho 9, 2015, em http://www.interscience.wiley.com.
Murphy, B. (1999). Transforming Ourselves, Transforming the World. London: Zed Books, pp. 3-12; 78-99.
Sargisson, L. (2009). Sustainability and the Intentional Community: Green Intentional Communities. In L. Leonard, J. Barry (Ed.), The Transition to Sustainable Living and Practice. Vol. 4, chapter 9 (171-192). Bingley (UK): Emerald Books.
Método de ensino
Métodos de Ensino: Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo.
Método de avaliação
Elementos de avaliação: Teste escrito englobando toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (25%). Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (10%).
Assiduidade e participação (5%).
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).