Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ecologia

Código

711041012

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reconhecer a importância da variação temporal e espacial dos fatores ecológicos;
b) Identificar os principais fatores ecológicos limitantes nos diversos sistemas ecológicos;
c) Relacionar os povoamentos e as biocenoses com os fatores ecológicos;
d) Conhecimento dos mosaicos bioclimáticos do Globo;
e) Reconhecer as perturbações naturais e as antrópicas na dinâmica dos ecossistemas no planeta;
f) Refletir sobre os grandes problemas ambientais.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Introdução: Conceitos e Definições
2) O ser humano e o Meio “natural” do Planeta
3) Os elementos constituintes do Meio “natural”
4) Comunidade, Populações, Ecossistemas
5) Mosaicos bioclimáticos
6) Desequilíbrios, perturbações e reajustes na dinâmica dos ecossistemas
7) Problemas ambientais actuais
8) A importância de um desenvolvimento sustentável.

Bibliografia

Bailey, R.(2009). Ecoregions - The Ecosystem Geography of the Oceans and Continents (2nd ed.). New York: Springer.

Demangeot, J. (2000). Os Meios “Naturais” do Globo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Mitsh, W.J., Gosselink, J.G (2000). Wetlands (3ª ed.). New York: Wiley.

Odum, E. P. (2001). Fundamentos de Ecologia (6ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ramade, F. (2003). Elements d’Ecologie. Ecologie fondamentale (3ª ed.). Paris: Dunod.

Método de ensino

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os tópicos do programa.

Aulas práticas de acompanhamento e preparação do trabalho de investigação (máximo de três elementos), sobre um tema relacionado com os tópicos do programa. É solicitado a apresentação de um caso estudo.

Método de avaliação

Método de avaliação
A cada estudante é solicitado:
- A leitura de um série de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito, que representa 60% da classificação final
- Participação num trabalho de investigação em grupo, com apresentação oral que corresponde a 40% da classificação final.

(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Cursos