
Geografia Humana - 1. semestre
Código
711041028
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
Carlos Pereira da Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Utilizar a linguagem geográfica respeitante à distribuição dos fenómenos humanos no espaço.
b) Dominar a caracterização e análise das relações existentes entre diferentes espaços.
c) Conhecer os impactos das actividades humanas no território
d) Interpretar as implicações dos vários modelos de organização espacial
e) Reconhecer consequências dos diferentes modelos de desenvolvimento na transformação do espaço.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução à Geografia Humana. Conceitos de Espaço, Tempo e Lugar;
2. População: Volumes, estruturas e dinâmicas;
3. Cultura e Território;
4. Actividades Humanas,
4.1 A Agricultura.
4.2 A Industria.
4.3 Os Serviços.
5. As Estruturas Geográficas,
5.1 Povoamento, Fluxos e Redes,
5.2 Nós e Hierarquias,
5.3 A Difusão Espacial;
6 Pressões Territoriais.
6.1 As Tensões Territoriais. Os limites. Fronteiras,
6.2 As Desigualdades Territoriais,
6.3 A Globalização. O Colapso do espaço geográfico
Bibliografia
Bradford, M.G. & Kent, W. A. (1987). Geografia Humana. Teorias e suas aplicações. Lisboa: Gradiva, 284p.
Daniels, P., Bradshaw, M. Shaw, D., Sidaway, J. (2008). An Introduction to Human Geography. Issues for the 21st Century (3rd edition). Londres: Pearson, Prentice Hall, 275p.
Diamond, J., (2003). Armas, Germes e Aço. Os destinos das sociedades humanas. Lisboa: Temas e Debates, 653p.
Haggett, P. (2001). Geography: A Global Synthesis. Londres: Prentice Hall, 833p.
Pinchemel, P. & Pinchemel, G. (1992). La Face de la Terre: Éléments de Géographie. Paris: Armand Colin, 519p.
Método de ensino
Com a introdução da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) de forma mais intensiva desde 2010, passou-se de um modelo de aulas teórico e expositivo, para modelos mais participados, em tempo síncrono e assíncrono, centrado nas tarefas do estudante.
Métodos:
- Aulas expositivas e participativas (debate). Utilização de recursos vídeo e actividades na plataforma Moodle.
-Trabalhos de grupo de aplicação de conhecimentos.
Aplicações computacionais, centradas na exploração de recursos:
i) execução de exercícios;
ii) demonstração de projectos operacionais e/ou de investigação;
iii) Pesquisa orientada em bases de dados.
Método de avaliação
IAvaliação:
- Leitura de textos científicos seleccionados, conjugados com apontamentos das aulas, objecto de avaliação através de um teste intercalar (10%) e um global final (40%), ambos escritos e presenciais;
- Realização autónoma de exercícios práticos (35%);
- Participação em saída de campo com elaboração de relatório (15%)