Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História Contemporânea (Séculos XVIII-XIX) - 1. semestre

Código

711051017

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Daniel Ribeiro Alves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Adquirir uma visão crítica do século XIX alargado, entre 1789 e 1914, como época fulcral para a compreensão da contemporaneidade.
b)Analisar no “longo século XIX” os principais traços de modernidade, mas também de persistência da tradição, ao nível político, económico e social, essencialmente no contexto europeu.
c)Compreender a História da Europa numa perspectiva comparada em relação a outras regiões do mundo.
d)Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas relativas ao período e aos temas estudados.
e)Ser capaz de pesquisar, seleccionar e trabalhar documentos e textos historiográficos sobre o período e temas em estudo.
f)Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias leccionadas.
g)Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a época contemporânea.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.Introdução ao “longo século XIX” (1789-1914)
a.Enquadramento cronológico e geográfico
b.Temas e perspectivas sobre uma época de modernidade
2.A Europa em sobressalto (1789-1815)
a.Antecedentes da Revolução Francesa
b.Revolução e guerra: o fim do “ancien régime”?
c.A Revolução à conquista da Europa: o Império Napoleónico
d.A Revolução Industrial: o pioneirismo inglês
3.O retomar do equilíbrio europeu (1815-1851)
a.O Congresso de Viena e o “sistema” de Metternich
b.A Europa liberal e a Europa conservadora
c.A erupção revolucionária de 1848-1851
4.A Europa dos novos nacionalismos (1850-1871)
a.A guerra da Crimeia e o afastamento da Rússia
b.A unificação Italiana
c.A unificação Alemã e a derrota da França
5.A Europa dominadora e dividida (1871-1914)
a.A Revolução Industrial: outros protagonistas, novas conquistas
b.A crise do liberalismo
c.A nova política de alianças
d.A corrida aos impérios
e.Rumo à Grande Guerra
6.A Europa dos contrates (1789-1914)
a.Modernidade e Persistência
b.Sociedade burguesa: entre o público e o privado
7.Uma herança do século XIX: os “ismos”

Bibliografia

BLANNING, T. C. W. (ed.), The Short Oxford History of Europe. Europe, 1789-1914, Oxford, Oxford University Press, 2000.
DOYLE, William, The French Revolution. A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Press, 2001.
GILDEA, Robert, Barricades and Borders: Europe, 1800-1914, Oxford, Oxford University Press, 2003.
HUDSON, Pat, The industrial revolution, Oxford, Oxford University Press, 1992.
KAELBLE, Harmut (ed.), The European way: European Societies during the Nineteenth and Twentieth Centuries, Oxford,
Berghahn Books, 2004.
PORTER, Andrew N., O Imperialismo Europeu (1860-1914), Lisboa, Edições 70, 2011.
SPERBER, Jonathan, Revolutionary Europe, 1780-1850, Pearson Education, 2000.

Método de ensino

As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, com a possibilidade de intervenção dos alunos para esclarecimento de
dúvidas ou comentários. As aulas práticas serão dedicadas à análise, comentário e debate de textos historiográficos,
documentos contemporâneos, filmes ou sites da Internet sobre o século XIX, previamente seleccionados pelo docente e
analisados pelos alunos.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados através da sua participação nas aulas práticas (20% da cotação final), de um trabalho escrito individual (40%) e de uma frequência final escrita sem consulta (40%).

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