
História Cultural e das Mentalidades Moderna - 1. semestre
Código
711051118
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Ana Isabel Buescu
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudadosc) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna
e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Aspectos da Modernidade. Cultura e Sociedade na Europa do Renascimento
I - Introdução: a Cultura do Renascimento: uma panorâmica
II - A \"Galáxia Gutenberg. Livro e leitura no Renascimento
III -Reformas e sensibilidades religiosas
IV - A mulher no mundo do Renascimento: realidades, ambiguidades
Bibliografia
La Renaissance, Un big bang culturel, Les Collections de l´Histoire, nº 43, 2009
BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
DELUMEAU, Jean A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 2007
COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
CHAUNU, Pierre -Tempo das Reformas, I A Crise da Cristandade, II A Reforma Protestante, Lisboa, Edições 70, 1993
KING, Margaret A Mulher do Renascimento, Lisboa, Presença, 1994.
MARTIN, Henri-Jean e Lucien FEBVRE O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
MONTEIRO, João Gouveia Orientações da cultura da corte na primeira metade do século XV (a literatura dos Príncipes de Avis), Vértice, 2ª s., nº 5, Ag. 1988, pp. 89-103
MULLET, Michael A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985
SARAIVA, António José História da Cultura em Portugal, II, Lisboa, Jornal do Foro, 195
Método de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, com exposição de matérias pelo docente, com participação solicitada e activa dos discentes
Ensino presencial.
Método de avaliação
Duas provas escritas e intervenções oral (70%-30%)