Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Hispânia Medieval

Código

711051134

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos específicos sobre a historiografia do período e as principais tendências da investigação actual;
b) Adquirir conhecimentos sobre os principais acontecimentos e processos do período e espaços históricos estudados e analisá-los criticamente
c) Desenvolver prática de análise crítica de fontes históricas
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias da Época Medieval
e)Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica sobre os conhecimentos adquiridos.

Pré-requisitos

Conteúdo

I- O Período Germânico: invasão ou aculturação?
II- O Período Muçulmano: convivência ou conflito?
III- Reinos Cristãos e Reconquista: ocupação do espaço e conquista da legitimidade política
IV- Da dinastia Navarra aos Cinco Reinos Hispânicos do Século XII
V- A Hegemonia Castelhana: apogeu e queda de Afonso X, e o restante mundo hispânico
VI- A Hispânia Medieval em ebulição: crises do século XIV e reconfigurações políticas do século XV- os inícios das hegemonias atlânticas: Castela, Portugal e o Mundo

Bibliografia

História de Portugal (dir. José Mattoso) vol. I -II, (coord. José Mattoso), Lisboa, Círculo de Leitores, 1992- 1993
História de España Alfaguarra, (dir. Miguel Artola), vol. 2 - La época Medieval, por José Angel GARCÍA DE CORTAZAR, Madrid, Alianza, 1988 (reedição actualizada)
ÁLVAREZ PALENZUELA, V.A. e SUÁREZ FERNÁNDEZ, L., Historia de España, vol. 5-6 Madrid, Ed. Gredos, 1988-89
GARCÍA MORENO, Luís A., História de la España Visigoda, Madrid, Cátedra, 1989
PICARD, Christophe, Le Portugal Musulman (VIII- XIII siècles) . L’Occident d’al-Andalus sous la domination islamique, Paris, Maisonneuve & Larouse, 2000.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%) e práticas (50%), onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser questionadas.

Método de avaliação

A avaliação será feita em dois momentos, com ponderações diferentes: 1) Apresentação oral com recurso a power point (30 % da classificação final); 2) Teste escrito de avaliação, com consulta (60 % da classificação final); os restantes 10% advirão da participação activa nas aulas.

Cursos